Revista britânica de economia questiona se Brasil ‘estragou tudo’

Por Gazeta News

economist

Depois de afirmar, a quatro anos atrás, que o Brasil estava “decolando” (Brazil takes off), a revista britânica “The Economist” voltou ao assunto, na edição de 28 de setembro, mas de forma negativa. Na capa, ela trouxe a manchete:  Has Brazil blown it? (O país “estragou tudo”?).

Em novembro de 2009, a reportagem de capa de 14 páginas afirmava que o Brasil estava em alta, tendo sido um dos últimos a entrar na crise financeira mundial de 2008 e um dos primeiros a sair.

“Sua economia está crescendo novamente a uma taxa anualizada de 5%. E o crescimento deve acelerar nos próximos anos, quando novas grandes reservas de petróleo em águas profundas começarem a produzir e enquanto os países asiáticos ainda têm fome pela comida e minerais do solo vasto e rico do Brasil”, diz a “Economist” à época.

Já na publicação mais recente, a revista aponta que o crescimento econômico está travado, e se pergunta se a presidente Dilma Rousseff conseguirá “religar os motores”. Críticas a Mantega Em edições mais recentes, a revista britânica vem criticando a condução da economia brasileira e especialmente o desempenho de Guido Mantega à frente do Ministério da Fazenda.

Em dezembro de 2012, a “Economist” afirmava que Dilma deveria demitir Mantega, pois suas previsões excessivamente otimistas haviam feito os investidores perderem a fé. As informações são do “G1”.