Rice afirma que a Casa Branca segue "muito firme" na defesa de reformas na China.

Por Gazeta Admininstrator

Os EUA estão exercendo uma política "muito firme" para conseguir reformas democráticas na China, disse nesta terça-feira a secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, em declarações à emissoras de rádio locais.

Rice manifestou sua confiança de que a política norte-americana, junto a pressões para a abertura da gigantesca economia chinesa, destacariam mudanças democráticas na nação mais populosa do mundo.

"As pressões para uma liberalização econômica levarão a pressões para a liberalização política", afirmou Rice.

Nesta segunda-feira (22), o governo descartou o ingresso da China no grupo das oito principais potências industriais do planeta, o G8.

Em um comunicado, o Departamento de Estado dos EUA informou que "o G8 [Alemanha, Canadá, Reino Unido, EUA, França, Itália, Japão e Rússia] não considera sua expansão".

"Mantemos um ativo compromisso bilateral com a China nos âmbitos multilaterais adequados", acrescentou a nota.

Desenvolvimento militar

Um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Pentágono afirma que o rápido desenvolvimento militar e o acelerado ritmo de modernização das forças estratégicas da China podem promover uma concorrência do país com os EUA e representar uma ameaça contra outros países asiáticos.

No informe anual enviado ao Congresso americano, o Departamento de Defesa explicou que a habilidade da China em sustentar seu poder militar à distancia é limitada, mas que o país tem mais potencial que qualquer outra nação para competir militarmente com os Estados Unidos.

O Departamento de Defesa dos EUA acrescenta que as autoridades chinesas ainda devem explicar "o propósito ou os objetivos de sua expansão militar" e lamenta a falta de transparência no tema.