Rice faz apelo para Faixa de Gaza não seja fechada após retirada

Por Gazeta Admininstrator

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, afirmou neste último sábado que os Estados Unidos querem ter certeza de que Israel não deixará a Faixa de Gaza fechada após a planejada retirada. A declaração faz eco à preocupação palestina.

Em uma missão organizada às pressas para preservar o cessar-fogo abalado pela violência e para garantir que os ataques de extremistas não vão impedir a retirada marcada para o próximo mês, Rice repetiu elogios aos esforços palestinos para melhorar a segurança, mas acrescentou que ainda há mais a ser feito.

Em seu mais claro pronunciamento de apoio às exigências palestinas por liberdade de movimentos em Gaza foi feito após um encontro com o presidente Mahmoud Abbas na Cisjordânia - outro território ocupado que os palestinos querem para seu estado.

- Quando os israelenses se retirarem de Gaza, o território não pode ser fechado ou isolado, com o povo palestino fechado após a retirada - disse Rice, em uma entrevista coletiva. - Estamos comprometidos com a conexão entre Gaza e Cisjordânia e estamos comprometidos com a abertura e com a liberdade de movimento para o povo palestino.

Israel havia dito que manteria o controle do espaço aéreo marítimo de Gaza por razões de segurança, apesar da previsão de retirada das tropas da fronteira com o Egito. Ainda não há acordo israelense em relação à forma de ligação entre a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.

Os Estados Unidos vêem a retirada israelense dos 21 assentamentos judaicos em Gaza e 120 na Cisjordânia como um passo em direção à retomada das negociações para a criação do estado palestino e a paz no Oriente Médio.

Os palestinos saúdam a primeira retirada dos assentamentos judaicos da terra que querem como seu Estado, mas temem que o primeiro ministro Ariel Sharon fortaleça o controle israelense na Cisjordânia.

Autoridades palestinas disseram a Rice que Israel não havia feito o suficiente para discutir aspectos-chave do plano de retirada.

- Coordenar a retirada israelense do lado de fora é extremamente vital - disse Abbas.