Organização do Rio 2016 é criticada após problemas no primeiro dia de competições

Por Gazeta News

filas

Depois do sucesso da cerimônia de abertura na sexta-feira, o comitê organizador da Rio 2016 sofreu críticas com a sucessão de problemas que marcou o primeiro dia de competições, O público que foi aos locais de competição no primeiro dia após a abertura da Rio 2016 enfrentou grandes filas para entrar no Parque Olímpico e na arena do vôlei de praia, em Copacabana. No sábado, 6, foi o primeiro dia em que foram disputadas dezenas de provas nas quatro grandes áreas de competição: Deodoro, Barra, Copacabana e Centro. no Parque Olímpico, na Barra. Confira alguns dos problemas registrados. As informações são da BBC Brasil.

FILAS

O público que comprou ingresso para o primeiro dia de competições no Parque Olímpico sofreu com uma longa espera em filas na entrada do complexo, por causa da checagem de segurança.

As filas, segundo relatos, chegaram a 1km de extensão e forçaram a segurança a abandonar temporariamente o uso das máquinas de raio-x em favor da revista corpora, o que reduziu a espera sensivelmente.

Mas não foi suficiente para que alguns torcedores conseguissem chegar a tempo dos eventos que queriam assistir.

A economista Nathalia Lopes, que tinha ingressos para assistir à apresentação por equipes da ginástica olímpica e queria acompanhar o brasileiro Arthur Zanetti, só conseguiu entrar na Arena Olímpica quando o atleta já tinha competido.

"É uma falta de respeito com as pessoas que compraram ingressos. Estou revoltada", reclamou.

Imagens de TV mostraram que a vitória da seleção brasileira feminina de handebol sobre a Noruega, também na manhã de sábado, começou com arquibancadas vazias na Arena do Futuro por conta do atraso na revista.

A Rio 2016 informou que os problemas se deram também por causa de um problema de comunicação entre os principais grupos de segurança, situação agravada por causa dos problemas com a empresa Artel, inicialmente responsável pela revista na entrada dos locais de competição e da Vila Olímpica.

COMIDA

Em diversas instalações olímpicas, houve problemas de abastecimento de comida, especialmente no Complexo de Deodoro, onde, a partir do início da tarde, as lanchonetes passaram a vender apenas bebidas.

No Parque Olímpico, longas filas se formaram nos locais de alimentação e até nos bebedouros. Houve ainda o transtorno de uma queda de energia por volta das 12h30m.

CALOR

Apesar do forte calor não ser algo que o Comitê Organizador pudesse controlar, frequentadores reclamaram da falta de sombra.

"Deveriam ter pensado em mais opções de sombra para as pessoas, ainda mais para quem vem com crianças. Não é novidade que faz calor no Rio de Janeiro mesmo no inverno", reclamou Beatriz Galvão, de 45 anos, que tentava se abrigar com os dois filhos.

ÔNIBUS

O serviço de transporte integrado entre a Linha 4 do metrô e o ônibus BRT recebeu críticas de alguns espectadores pelas longas filas e a lotação das composições.

A secretaria municipal de Transportes recomendou que torcedores passem a reservar pelo menos três horas para seu deslocamento às arenas da Rio 2016 e recomendou a compra antecipada do cartão de transporte olímpico.

INFORMAÇÕES

Torcedores reclamaram também de falta de informações, em especial os estrangeiros. Um dos maiores problemas foi a comunicação fora dos locais de competição, como as lanchonetes.

SEGURANÇA

Em Copacabana, quem estava próximo à linha de chegada da prova masculina de ciclismo de estrada levou um susto quando um esquadrão antibombas da polícia fez uma detonação controlada de um pacote suspeito.

A operação ocorreu atrás de uma das arquibancadas e mais de duas horas antes da chegada dos atletas, mas assustou espectadores e jornalistas no local - o estrondo foi ouvido durante a transmissão ao vivo da BBC para o Reino Unido.

Em Deodoro, a polícia foi chamada para investigar uma bala perdida encontrada pela delegação australiana na sala de imprensa do Centro Olímpico de Hipismo, que, neste sábado, recebeu provas de equitação.

O Comitê Rio 2016 disse estar ciente do fato e que aguarda a investigação da polícia, informando ainda que ninguém ficou ferido.