Rio Amazonas é reconhecido como uma das maravilhas naturais do mundo
O Rio Amazonas foi homenageado, no dia 13, durante cerimônia como uma das Sete Maravilhas do Mundo pelo governo regional de Loreto. O Rio Amazonas é o segundo maior em extensão do mundo, atrás apenas do Rio Nilo. Ele nasce no Peru e deságua no Brasil. As informações são da “Agência Brasil”.
A Bacia do Rio Amazonas tem mais de sete milhões de quilômetros quadrados de área. A nascente dele é no Rio Apurímac, na Cordilheira dos Andes, no Sul do Peru, e a foz no Rio Tocantins, no Norte do Brasil.
Na capital de Loreto, Iquitos, no Peru, houve um city tour nas principais áreas turísticas. Na prefeitura de Iquitos foi descerrada uma placa de bronze com a certificação oficial do Rio Amazonas como uma das maravilhas naturais do mundo.
Para as autoridades peruanas, o reconhecimento representa o respeito pela riqueza em biodiversidade que abriga a Amazônia.
O prêmio é compartilhado com a Bolívia, o Brasil, Equador, Suriname, a Colômbia, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa, países nos quais o Rio Amazonas está presente. A cada ano há a seleção das sete maravilhas naturais do mundo (New 7 Wonders of Nature) pela população, por meio de uma votação global. A iniciativa começou em 2009 com o canadense-suíço Bernard Weber.
