Rio 'está sitiado por coliformes fecais', diz biólogo sobre Olimpíadas

Por Gazeta News

Foto Bruno Pinho-Flickr

Atletas que competirão nas Olimpíadas de 2016 terão que nadar e velejar em águas contaminadas. É isso que aponta um estudo feito a pedido a “Associated Press”, para analisar a qualidade da água da Baía de Guanabara, da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Praia de Copacabana. O resultado foi ainda pior do que o imaginado.

Segundo o relatório, se a cidade coletasse e tratasse todo o esgoto de forma imediata, ainda assim as águas ficariam sujas por muito tempo. Existe a possibilidade de 99% de infecção se o atleta ingerir, por acaso, três colheres de chá de água dos locais de competições aquáticas. A pesquisa menciona a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde vão acontecer as provas de remo e canoagem, como uma das mais poluídas.

“Até câncer de fígado, através de uma cianobactéria que se desenvolve na Lagoa de Jacarepaguá e que durante o verão ela explode demograficamente em grande quantidade. A gente vive – claramente - uma crise em relação ao saneamento”, diz o biólogo Mario Moscatelli.

“São cinco anos desde que a indicação da cidade do Rio de Janeiro para as Olimpíadas e a situação é a mesma. De um lado temos as autoridades falando que está tudo sob controle, e de outro – ambientalmente falando – temos uma situação onde praticamente toda a bacia hidrográfica, todos os rios, são podres de lixo e esgoto. E isso tudo chegando tanto na baía como nas lagoas”.

O investimento em expansão de infraestrutura e saneamento básico foi de 4 bilhões de dólares, quando o Rio de Janeiro se comprometeu na candidatura a recuperar as águas da cidade. “Uma cidade eminentemente turística está sitiada por coliformes fecais”, completa o biólogo.

E os riscos dessa contaminação para a saúde são muitos.

Fonte: O Globo.