Rio: maioria de estupros ocorre no caminho de ida ou volta do trabalho

Por Gazeta News

estupros

É no caminho de ida ou de volta do trabalho que ocorre a maioria de estupros de mulheres na cidade do Rio de Janeiro. Normalmente em vias públicas, os casos, que podem ser considerados acidentes de trabalho, aumentaram de 818 para 1.751, entre 2011 e 2012. Em 2013, segundo dados preliminares apresentados pela delegada, até o final de abril, pelo menos 1.822 pessoas foram estupradas no estado.

De acordo com levantamento feito com base nos prontuários das pessoas atendidas pelo Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães, do total de casos nos dois anos, os estupros saltaram de 54% (504) para 83% (908) dos atendimentos.

O levantamento ainda aponta que os ataques a mulheres que estão indo ou vindo do trabalho e em vias públicas ocorrem tarde da noite ou de manhã cedo. De 2011 para 2012, os ataques nesses espaços saltaram de 57 para 129, um aumento de 126,3%. Este ano, até maio, foram 19.

Além de estupros em meios de transporte como vans, começa a preocupar os casos denunciados em banheiros químicos. As mulheres são atacadas quando estão entrando na cabine ou são arrastadas para lá.

Outra preocupação dos órgãos públicos é com casos de estupros contra crianças, inclusive menores de cinco anos e bebês, dentro de casa, por familiares. As informações são da “Agência Brasil”.