Roberto Carlos lança EP com faixas inéditas - Planeta Música

Por Gene de Souza

brunodelarosaetoquinho1

A pré-venda do EP “Esse Cara Sou Eu” (Sony Music), de Roberto Carlos, teve início esta semana no iTunes do Brasil. Com quatro músicas do Rei, incluindo duas inéditas, o compacto também estará disponível nas lojas a partir do dia 6 de novembro. As duas novidades do EP são a faixa-título e a nova parceria com Erasmo Carlos, “Furdúncio”. Ambas as canções estão na trilha sonora da novela Salve Jorge na Rede Globo. O compacto conta ainda com as já conhecidas “A Mulher que Eu Amo” e “A Volta” (esta última, em gravação original de 1966).

Livro reúne composições de Itamar Assumpção

O livro “Itamar Assumpção – Cadernos Inéditos” tem em seu conteúdo cerca de 600 poemas, letras de músicas e textos inéditos escritos por Itamar em seus cadernos pessoais, entre 1986 e 2003. O conteúdo do livro foi resgatado de aproximadamente 120 cadernos guardados  na casa em que Itamar morou, em São Paulo. No evento de lançamento, semana passada, no Itaú Cultural de São Paulo, foram realizadas leituras dramáticas dos poemas e dos textos do livro. As performances tiveram direção de Pedro Granato e participações de Jairo Pereira, Paula Pretta e Roberta Martinelli. Também foi exibido o documentário “Daquele Instante em Diante”, dirigido por Rogério Velloso.

A música “proibida” de Toquinho

Durante uma grande pesquisa realizada para a produção do songbook “Toquinho”, projeto lançado pela Lumiar em 2011, o cantor e violonista Bruno de La Rosa fez uma importante descoberta para a música brasileira. O artista santista resgatou “Um grito parado no ar”, música composta em 1973 por Toquinho e Gianfrancesco Guarnieri para a peça de teatro homônima. A composição foi censurada à época pela ditadura militar e deixada de lado por Toquinho nas décadas seguintes. Até ser redescoberta por de La Rosa, que pediu ao músico para incluí-la em seu novo CD, “Vasta Cidade, Festa de Alguém”, seu primeiro trabalho pela gravadora Kuarup (com distribuição via Sony Music). De quebra, Toquinho também participou do registro, como convidado. Até então, a canção nunca havia sido gravada com toda a sua letra, nem mesmo por Toquinho.