Robinho é indicado a prêmio da Fifa

Por Gazeta Admininstrator

Nem bem chegou à Europa - fez sua estréia no Real Madrid no dia 28 de agosto - e o atacante Robinho já foi indicado ao prêmio de melhor do mundo da Fifa em 2005, que será entregue no dia 19 de dezembro em Zurique. Ele é um dos sete jogadores brasileiros indicados na eleição, ao lado de Ronaldo (Real), Ronaldinho Gaúcho (Barcelona), Kaká (Milan), Adriano (Inter de Milão), Cafu (Milan) e Roberto Carlos (Real). Além deles, há ainda o brasileiro naturalizado portugês Deco, do Barcelona.

O colégio eleitoral é formado por técnicos e capitães de seleções dos cinco continentes. Eles terão até a metade de novembro para votar. Em seguida, já computados os pontos, a Fifa anunciará quem são os três finalistas. E o prêmio será entregue no dia 19 de dezembro em Zurique, na Suíça.

Os eleitores não podem votar em ninguém de sua seleção. Assim, Carlos Alberto Parreira e Cafu não podem escolher ninguém do Brasil. Cada um vota em três jogadores e a pontuação é a seguinte: indicação para o primeiro lugar vale três pontos, para o segundo vale dois e para o terceiro vale um.

Ronaldinho Gaúcho é o dono da coroa – venceu ano passado, deixando para trás o francês Henry e o ucraniano Shevchenko. E tudo indica que o prêmio deste ano ficará novamente com um brasileiro. Os principais favoritos são o próprio Ronaldinho Gaúcho (eleito o melhor atacante da última Liga dos Campeões), Kaká (eleito o melhor meia da mesma competição) e Adriano (artilheiro e melhor jogador da Copa das Confederações).

O meia inglês Gerrard, do Liverpool, ganhou o prêmio de melhor jogador da última Liga dos Campeões por ter brilhado na final contra o Milan, mas não tem cacife para enfrentar os jogadores brasileiros.

Veja a lista completa dos indicados (por ordem alfabética):

Adriano (BRA/Inter Milán)

Ballack (ALE/Bayer Munich)

Beckham (ING/Real Madrid)

Buffon (ITA/Juventus)

Cafú (BRA/Milan)

Cristiano Ronaldo (POR/Manchester United)

Deco (POR/Barcelona)

Drogba (Costa do Marfim/Chelsea)

Essien (GHA/Chelsea)

Eto´o (CAM/Barcelona)

Gerrard (ING/Liverpool)

Henry (FRA/Arsenal)

Ibrahimovic (SUE/Juventus)

Kaká (BRA/Milan)

Lampard (ING/Chelsea)

Maldini (ITA/Milan)

Nedved (CHE/Juventus)

Nesta (ITA/Milan)

Okocha (NIG/Bolton)

Raúl (ESP/Real Madrid)

Riquelme (ARG/Villarreal)

Robben (HOL/Chelsea)

Roberto Carlos (BRA/Real Madrid)

Robinho (BRA/Real Madrid)

Ronaldinho (BRA/Barcelona)

Ronaldo (BRA/Real Madrid)

Rooney (ING/Manchester United)

Shevchenko (UCR/Milan)

Van Nistelrooy (HOL/Manchester United)

Zidane (FRA/Real Madrid).