As rodadas vão terminando e a ansiedade só aumentando - Futebol

Por Mano Thiago

brasileirao-2012-campeonato-brasileiro

Campeonato Brasileiro, o mais disputado do mundo, já contabiliza 30 rodadas concluídas e agora começa a parte mais crítica do campeonato.

Times disputando título, vagas na Libertadores do ano que vem ainda em aberto e o temido fantasma do rebaixamento cada vez mais perto.

A briga na parte de cima da tabela de classificação continua com o Fluminense liderando e fazendo uma campanha histórica, apesar de na última partida a arbitragem ter dado uma ajudinha para o Flu. Estou falando ‘ajudinha’ para ser educado, porque para dizer a real mesmo, depois deste jogo, o árbitro e um dos assistentes foram afastados do quadro de arbitragem da CBF.

Vou explicar o lance tão contestado, era um lance de ataque do Fluminense que perdia o jogo. O atacante do Flu tentou um drible dentro da área e a bola bateu na mão do zagueiro. O juiz vai lá e marca pênalti. Até aí tudo bem. Concordo que era um lance interpretativo, mas na mesma rodada, em um lance igualzinho para o Atlético Mineiro e outro igual para o Grêmio, o juiz olhou para o lado e seguiu o jogo.

Podem falar que o lance é de interpretação e tal, mas esse tipo de lance só desprestigia o possível título do Fluminense, que eu já falei diversas vezes que tem o melhor elenco do Brasil e sempre botei fé que iria ser campeão. O Flu não precisa disso. São nove pontos de vantagem e o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos.

Outra briga na tabela que está até mais disputada, é a briga pelo G-4 do campeonato Nacional - as famosas colocações que dão vaga para a Libertadores 2013.

O time do São Paulo finalmente chegou no pelotão da frente. O time tricolor conseguiu ultrapassar o Vasco da Gama na última rodada e agora pega uma sequência mais fácil teoricamente, pois o time paulista pega os times da parte de baixo da tabela, o que pode ser um problema porque os time entram desesperados em campo. O momento sãopaulino é bom. O trabalho do técnico Ney Franco começa a dar resultado e o atacante Luis Fabiano se tornou o artilheiro do campeonato. Acho muito difícil o São Paulo não levar uma das vagas da Libertadores do ano que vem.

Na parte mais crítica da tabela, estão os quatro últimos que lutam contra o tempo para somar pontos e sair dessa situação. Está difícil, viu? Infelizmente, meus pêsames palmeirenses, é triste ver o time com mais títulos brasileiros ser rebaixado, mas realmente o time está com cara que já caiu. O mais complicado de tudo é ter ficado uns quatro anos sem disputar a Libertadores, quando o time consegue a classificação através da Copa do Brasil, passa alguns meses e o vai cair no Campeonato Brasileiro. De que adianta disputar a Série B e a Libertadores no mesmo ano? Só o Palmeiras mesmo para aprontar dessas para os torcedores. É aquilo: faltam oito rodadas e o time tem 94% de chance de cair. Já escutei até que o alviverde contratou o primo do argentino Messi, o Dessi (risos). A situação é das mais adversas, mas ainda dá, tem é que o time do Verdão jogar futebol, viu Sr. Léo Souza...