Rosana Brasil: A Avareza do Coração

Por Rosana Brasil

A maior avareza que existe é a avareza do coração. Os indivíduos que andam pelo mundo sem transmitir seus sentimentos acabam aprisionados em uma armadura, numa constante batalha contra os dragões malvados que encontram pelo caminho, impedidos de sentir qualquer coisa, como no conto de Robert Fisher, O Cavaleiro preso na Armadura.

O livro conta a história de um cavaleiro obstinado pelo trabalho de salvar donzelas indefesas de dragões malvados; para ele, a única coisa que importava era o trabalho, forma pela qual ele mantém o castelo e sua família sempre abastados. Destarte, com o decorrer do tempo, o cavaleiro acaba se distanciando da família e dos amigos e fica preso dentro de sua armadura.

Um dia, sua esposa Julieta reclama que ele está se tornando um ser ausente da família. Sem outra opção, Julieta propõe ao cavaleiro que ele escolha entre tirar a armadura ou perder sua família, pois ela partiria com o filho para a casa de parentes.

O cavaleiro obviamente escolheu a família, mas para assombro seu, não conseguiu livrar-se da armadura. Então recorreu ao ferreiro do reino que não foi capaz de libertar o cavaleiro da armadura de aço. Desesperado, o cavaleiro pediu ajuda do mago Merlin, que disse que só havia um meio para libertar-se da armadura. O cavaleiro deveria percorrer a Trilha da Verdade, um caminho árduo e cheio de desafios pessoais, pelo qual o cavaleiro teria de passar por três castelos: o Castelo do Silêncio, o Castelo do Conhecimento e, por fim, o Castelo da Vontade e da Ousadia.

Ao passar por cada um desses castelos, o cavaleiro começa a refletir sobre sua vida como indivíduo, como esposo, como pai e como amigo. A medida que o cavaleiro vai se tornando mais consciente da distância emocional entre ele e seus entes queridos, torna-se mais dócil e afetuoso, e sua armadura começa gradativamente a se desmanchar. Ao final da trilha da Verdade, o cavaleiro está livre da armadura e aprendeu uma valiosa lição: de que o maior tesouro que ele poderia deixar para sua família, não ser os bens materiais ou os títulos de nobreza acumulados, mas sim os momentos em família, os momentos entre amigos, os momentos em que ele dividiu a sua experiência de vida com outros indivíduos.

Destarte, vale a pena verificar em que nível está o intercâmbio com os amigos, com a família e com a comunidade. Assim como aconteceu com o cavaleiro, a prosperidade não está somente em matar os dragões, e sim nos momentos de celebração, de atenção e de carinho divididos com os entes queridos e com aqueles que cruzam o seu caminho. Quanto mais você dá, mais você recebe.

Faça o amor fluir: Comece por agradecer o privilégio de estar na companhia de seu cônjuge, de seus pais, de seus filhos e de seus amigos. Procure escutar com o coração, ou seja, escute o que o outro tem a dizer sem julgamento, sem críticas ou sugestões, apenas escute.