Rosana Brasil: Ferrugem na alma

Por Rosana Brasil

amizade

Em culturas antigas, nas quais o rei era visto como entidade divina, o povo associava os acontecimentos com a divindade soberana. Se tudo estava bem, o rei era maravilhoso; todavia, em caso de seca, por exemplo, o rei era responsabilizado pela miséria infringida aos súditos, e o resultado de alguns destes cenários era morte do monarca, esperando-se, assim, restabelecer-se retorno da ordem e prosperidade para população. “Tempos ruins, o Rei deve ser mal, matem-no”.

Este é um exemplo que reflete nossa dificuldade em reconhecer a nossa contribuição e o nosso desejo em culpar e buscar um responsável pelas mazelas que nos afligem. Outras sensações de sofrimento que acompanham o sentimentos de busca de um culpado pelo que nos aflige incluem: raiva, orgulho, egoísmo e a falta de compreensão e de perdão. Estes sentimentos negativos dominam nosso coração e nossa mente, e como não poderia deixar de ser, corroem lentamente nossa alma e a nossa boa disposição para solucionar os problemas normais que nos afligem.

Vejamos, por exemplo, a seguinte fabula:

Vera entrou em casa cheia de raiva. — Não suporto mais a Carla, mamãe! Tudo que eu quero fazer ela não aceita. — Mas vocês sempre foram tão amigas, Verinha! Tenha paciência, filha. — Não, mamãe, chega! Não falo mais com a Carla. Não vou perdoá-la nunca! Vendo o sofrimento da filha, a mãe levou-a até o quintal e mostrou-lhe a bicicleta que ela não mais usava. — Veja, filha! Sua bicicleta está começando a ficar com ferrugem! — O que é ferrugem, mamãe? Ferrugem é uma substância que corrói o ferro, estragando-o. — E como faço para tirar a ferrugem, mamãe? — É preciso limpar bem a bicicleta. A mãe, aproveitando o momento, explicou: — Vera, você sabe que a ferrugem também ataca a alma? Quando deixamos que sentimentos negativos dominem nosso coração e nossa mente, é como ferrugem na alma! A falta do perdão é um deles, que ataca nosso íntimo, corroendo nossa boa disposição. — E qual é o produto que limpa essa ferrugem da alma ? — É o amor, filha. Só o amor pode modificar nossos sentimentos. Através da compreensão, do perdão, da generosidade, retira a ferrugem da nossa alma, fazendo com que possamos brilhar de novo. A filha mostrou que tinha entendido e disse à mãe que ia à casa da sua amiga Carla pedir desculpas.

Destarte, quando deixamos que sentimentos negativos dominem nosso coração e nossa mente, é como ferrugem na alma! A falta do perdão a si mesmo e aos outros é como ferrugem, que ataca nosso íntimo corroendo lentamente nossa boa disposição e levando muitos ao ponto de se achar não valer a pena continuar vivendo ou tentando melhorar. Suicídio é como aceitar ser corroído pela ferrugem, e aceitar a personificação do “rei mau”, que deve ser morto para os súditos voltarem a prosperar.