Rosana Brasil: Gratidão

Por Rosana Brasil

flower-1041044_1280 - Copy

Obrigado é uma palavra simples que quer dizer muito. Obrigado significa reconhecer uma ação, uma palavra positiva ou também apreciar o esforço de alguém.

Gratidão torna as pessoas mais felizes e saudáveis, ajudando a reduzir o estresse durante períodos de dificuldades.

A adoção de atitudes permanente de gratidão pode ser o antídoto natural contra a depressão, principalmente durante períodos de dificuldades emocionais.

Quanto mais se incorporar a atitude de gratidão, mais facilmente se perdoará e mais rapidamente o indivíduo se libertará de sentimentos de raiva e rancor, evitando perder tempo com atenção a aspectos negativos do passado, bem como ganhando energia e saúde ao dirigir os pensamentos positivos para a prática de ações que visem demonstrar gratidão.

Concluindo, perde-se tempo ao focalizar a atenção para aspectos negativos do passado. Ao contrário, o indivíduo ganha energia e saúde quando focaliza seus pensamentos e ações para ser grato por momentos positivos, pelas palavras e ações dos outros, pela oportunidade de ser um instrumento para o bem.

O melhor de tudo e que não custa nada. Experimente. Procure demonstrar sua gratidão a, pelo menos, três pessoas por dia.

Além do mais, não há qualquer custo. Experimente; procure demonstrar gratidão ou ser atencioso sempre que alguém praticar alguma ação ou agir com gentileza, mesmo que seja simplesmente ceder a vez para sair do elevador, ou dizer “bom dia” ao se chegar a algum lugar.

Quando se tem a capacidade de reconhecer e agradecer a alguém, somos abençoados, e se demonstra ter a capacidade e potencial para unir e fortalecer relacionamentos, ao invés de dividir e enfraquecer.

Destarte, projetando-se sempre uma imagem positiva e atenciosa.