Rosana Brasil: Honestidade

Por Rosana Brasil

couple-168191_1280 - Copy

Como seria seu relacionamento com amigos, familiares ou com a pessoa amada caso você:

• Escolhesse ser congruente com as palavras proferidas e a ações tomadas? Quando falamos uma coisa e fazemos outra, estamos sendo inconsistente, incongruentes e comunicamos incerteza. Incerteza do que pensamos e do que queremos. Por exemplo, quando dizemos: “Estarei em casa às 7:00 para jantar, esteja com tudo pronto, pois não gosto de esperar”. No entanto, você foi tomar café com os amigos e perdeu a noção das horas. Lá pelas tantas, você chega em casa dizendo que teve muito trabalho e não se deu conta da hora.

• Procurasse sempre falar a verdade? Falar a verdade demonstra respeito a pessoa com quem você está falando e a você mesmo. “Estarei em casa para jantar as 7:00, este horário está bom para você?”.

• Parasse de falar “mentira inofensiva ou mentirinhas”? Mentirinhas criam dúvidas e têm o potencial de destruírem um relacionamento. “Desculpe o meu atraso, o trânsito estava muito intenso e não deu para chegar em casa às 7:00, além do mais, a bateria do telefone descarregou”. O problema é que esquecemos das mentiras que contamos, e a probabilidade que iremos contar a mesma mentira é grande.

• Pedisse desculpas pelas falhas cometidas ao invés de tentar encobri-las com desculpas e mentirinhas? “Tive muito trabalho e perdi a noção do tempo, desculpa pelo atraso, farei o esforço de ser mais consciente com minha palavras e ações”.

• Escolhesse falar a verdade mesmo quando a verdade tem o potencial de nos tornar menos popular? “Eu disse que estaria em casa às 7:00, porém, fiquei tão entusiasmado com o progresso que estávamos fazendo que perdi a noção do tempo, desculpa pelo atraso”.

• Escolhesse por um dia escrever tudo que dissesse que não fosse verdade, todas as “mentirinhas” que favoreceram o seu dia? Será que essas “mentirinhas” de alguma forma iludiram, desapontaram ou fizeram com que você faltasse com a sua palavra? Caso a resposta seja “sim”, o que deve ser feito para restaurar o equilíbrio com aquela pessoa?

Portanto, permita voltar o seu rosto para um céu maior que este mundo, e aprenda a ser verdadeiro nas suas palavras e ações, pois quando escolhemos esconder nossos sentimentos, nossas crenças, nossos pensamentos, estamos escolhendo bloquear nosso próprio caminho.