Roubo de identidade de adultos

Por Gazeta Admininstrator

É comum escutar a respeito de roubo de identidade de adultos e o pesadêlo em que isso pode transformar-se para as vítimas.

Mas os ladroões de identidade encontraram uma maneira de “voar por baixo dos radares”: roubar identidades de crianças, um problema que tem crescido recentemente.

De acordo com A Comissão Federal de Comércio, 400 mil crianças têm suas identidades roubadas anualmente.

As crianças são consideradas alvos perfeitos porque elas têm crédito limpo e os ladrões podem continuar utilizando-as por vários anos, uma vez que os pais raramente chegam a história de crédito das crianças.

Uma vítima de roubo de identidade, hoje com 19 anos, descobriu o fato aos 17. A identidade havia sido roubada quando a vítima tinha apenas sete anos. O ladrão usou sua identidade para conseguir um financiamento e comprar um barco-residência.

A especialista em segurança Melodi Gates da Qwest Communications, orienta que os pais têm que preocupar-se em manter as informações de seus filhos em sigilo. Ela acrescenta que se pode até parecer engraçadinho se uma criança começa a receber e-mails oferecendo cartões de crédito, mas isso pode significar que alguém está usando a identidade dela.

A recomendação dos especialistas é de checar a história de crédito das crianças anualmente, o que pode ser feito gratuitamente pelo www.annualcreditreport.com, que é o único site oficial para informações sobre história de crédito. Outra sugestão é bloquear a história de crédito das crianças, assim ladrões de crédito não terão condições de utilizar o número de seguro social e nomes tão facilmente para obter crédito.