Rússia abre estatal de gás a capital estrangeiro

Por Gazeta Admininstrator

Putin promulgou lei que permite participação estrangeira na estatal
O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou uma lei que abre a estatal de gás Gazprom, uma das maiores e mais importantes empresas do país, ao capital estrangeiro.
Atualmente, estrangeiros só podem comprar ações da Gazprom que forem negociadas fora da Rússia e com um pesado ágio, uma restrição imposta para impedir que estrangeiros assumissem o controle da empresa.

O Gazprom é o coração da economia russa, gerando bilhões de dólares em impostos para o governo, além de fornecer gás barato para milhões de russos.

A nova lei permite que a empresa venda 49% das ações a investidores estrangeiros, que há anos aguardavam a medida.

A maioria das ações, no entanto, vai permanecer nas mãos do Estado russo. O presidente da Gazprom e vice-primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, disse que a promulgação da lei vai permitir que a companhia atraia novos investimentos.

A medida é aprovada em um momento que o país trava uma disputa com a Ucrânia sobre preços de gás. Ainda não está claro quando ela entrará em vigor.

A Rússia quer que a ex-república soviética compre o gás a preços de mercado e está ameaçando cortar o suprimento ao vizinho a não ser que o governo ucraniano concorde em pagar cinco vezes mais pelo gás.

Com poucos dias para o atual contrato expirar, a Gazprom está ajudando a pressionar a Ucrânia. Nesta sexta-feira, a companhia realizou o que descreveu como um treinamento simulando o corte de suprimentos à Ucrânia.

O evento foi manchete em vários telejornais russos.