Rússia denuncia “caça” a cidadãos do país pelos EUA

Por Gazeta News

vladimir putin
[caption id="attachment_137738" align="alignleft" width="300"] Rússia, de Putin, denuncia "caça" dos EUA a cidadãos do país. Foto: FlickR[/caption]

A delicada relação entre Eua e Rússia ganha novo capítulo neste início de mandato do presidente Donald Trump. O Ministério das Relações Exteriores de Moscou alertou aos cidadãos que existe, sim, uma ameaça real de serem detidos ou presos em outros países por exigência do serviço secreto americano.

Publicado no site oficial da Chancelaria russa, o documento afirma que a Rússia "confirma que há ameaça real de [os cidadãos russos] serem detidos ou presos em outros países… Apesar de nossos reiterados apelos para estabelecer a cooperação entre os órgãos competentes da Rússia e dos EUA na base de Acordo sobre Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal de 1999”.

O texto oficial do governo ruso informa ainda que “Até hoje continuam sendo registrados casos de ‘caça' aos russos em todo o mundo. O número de tais incidentes excede as três dezenas", diz o comunicado.

Moscou garante que em 2016 foram extraditados quatro cidadãos russos para os EUA. Um dos casos citados é do programador Stanislav Lisov, detido na Espanha em 13 de janeiro deste ano, que permanecerá na prisão até que a corte tome uma decisão relativa ao pedido extradição para os EUA.

Com informações da Sputniknews.