Ruth Broad Elementary School, em Bay Harbor Islands, tem after school program em português - Nosso Idioma

Por AOTP

[caption id="attachment_94298" align="alignleft" width="300"] Foto: Pedro Henrique Lemoine Vedolin/Flickr[/caption]

Por Luis Gonçalves*

Estão abertas as inscrições para o novo after school program em Português na Ruth Broad Elementary School, em Miami. O programa arranca este mês de setembro e tem a generosa característica de ser aberto a qualquer criança da comunidade. A AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese teve o distinto prazer de participar na concepção e criação deste programa que agora começa.

Gene de Souza é um pai como outro qualquer. Vive em Miami, Flórida, e tudo o que ele quer é que o Lucas, seu filho, tenha a melhor educação possível. Por isso, o inscreveu na Ruth Broad Elementary School, considerada a melhor do Miami-Dade County. Uma das coisas de que ele está consciente é que, neste mundo globalizado, a educação bilíngue inglês/português tem benefícios óbvios em termos de oportunidades de trabalho no futuro. Além disso, ele também sabe que conhecer duas línguas terá um impacto considerável no desenvolvimento cognitivo do Lucas. Os alunos bilíngues conseguem aprender mais palavras em menos tempo nas duas línguas, conseguem processar informação nova de mais formas, resolvem problemas com maior criatividade e com resultados melhores, conseguem processar informação auditiva com maior eficácia, e talvez por causa destes fatores todos e outros, têm melhores notas em Biologia, Física, Química e Matemática. Mas Gene encontrou um problema: ao verificar os programas de after school da Ruth Broad Elementary School, descobriu que não havia nenhum em português.

Nesta escola há outras crianças brasileiras, e Gene não ficou parado. Com o exemplo do Brazil Club, da professora Anete Arslanian no Miami Beach Senior High School, em mente, resolveu marcar uma reunião com a Community Services Director, que achou ótima a ideia de criar um programa em português na escola. Ela pediu uma proposta descrevendo o curso, o currículo, e ajuda na identificação de uma professora e o salário pretendido.

Através da professora Anete Arslanian, Gene contatou a AOTP, que acionou a diretoria. As professoras Beatriz Cariello e Ivian Destro Boruchowski imediatamente escreveram uma proposta que foi apresentada por Gene à prefeitura e aprovada. Este programa começa a ser oferecido este mês na Ruth Broad Elementary School em horário pós-escolar, e tem a particularidade de ser aberto à comunidade. Ou seja, os alunos de qualquer escola podem participar. Esta oportunidade é ideal para famílias que moram na região de Miami Beach, Surfside, Bal Harbor, Sunny Isles e North Miami.

A AOTP iniciou o processo de contratação de um instrutor, que foi muito concorrido, e que incluiu uma rigorosa verificação de antecedentes, feita pela própria prefeitura. A posição foi finalmente preenchida pela professora Tatiana de Castro, uma profissional com uma respeitável experiência no ensino de português como língua de herança, e uma personalidade luminosa e muito dinâmica que facilmente cativa os alunos. As inscrições estão neste momento abertas e os pais podem continuar inscrevendo os filhos nas próximas semanas. Esperamos que todos aproveitem esta fantástica oportunidade e contamos com vocês na Ruth Broad Elementary School.

Este processo mostra que um pai ou uma mãe, só um, que tenha compromisso com a língua portuguesa como parte integrante da identidade e formação dos seus filhos, pode fazer toda a diferença. Além disso, criou o processo e um modelo de ação para outros pais e outras escolas interessadas em estabelecer programas de português para as populações que servem. Neste aspecto, a AOTP, no cumprimento da sua missão enquanto organização profissional dos professores de português nos Estados Unidos, disponibilizará todas as informações necessárias a qualquer pai ou mãe que esteja disposto a iniciar um processo semelhante em outra escola.

Para maiores informações sobre o programa: Town Hall, 9665 Bay Harbor Terrace – (305) 866-6241.


Luis Gonçalves é Presidente da AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese.