O que sabemos sobre a imigração ilegal do México

Por Gazeta News

mexicanos eua - foto Creative Commons

O tema da imigração ilegal continua quente na campanha presidencial de 2016. Enquanto democratas apoiam amplamente o caminho à cidadania de imigrantes indocumentados e as ações do presidente Barack Obama para proteger milhões de pessoas da deportação, a maioria dos republicanos se opõe a esses planos.

Recentemente, o debate sobre a imigração ilegal recaiu mais sobre aqueles que vêm do México, o maior grupo de imigrantes vivendo no país.

O Pew Research Center acompanha a origem dos imigrantes indocumentados, sua participação no mercado de trabalho e onde nos Estados Unidos eles estão se instalando. Veja aqui o que se sabe sobre a imigração ilegal de mexicanos para os EUA, de acordo com o Pew Research Center.

1 – O número de imigrantes mexicanos vivendo ilegalmente nos Estados Unidos diminuiu. Em 2012, 5.9 milhões de imigrantes desautorizados do México moravam nos EUA, aproximadamente 1 milhão a mais desde 2007. Mesmo com a queda, mexicanos ainda são a maioria dos imigrantes indocumentados no país, com 52% em 2012. Ao mesmo tempo, a imigração ilegal em geral caiu nos anos recentes. Como resultado, a imigração do México foi “zerada” em 2010 e desde então mais mexicanos deixaram o país do que chegaram.

2 – Mais não mexicanos do que mexicanos foram presos nas fronteiras com os EUA em 2014. Esse foi o primeiro ano que isso aconteceu: em 2014, 229.178 mexicanos foram presos, uma grande queda em relação a 2000, quando 1.6 milhões de mexicanos foram apreendidos. A queda em prisões se deu por causa da diminuição no número de imigrantes mexicanos vindo para os EUA sem autorização.

3 – Mesmo com a queda de apreensões nas fronteiras, a deportação de imigrantes mexicanos alcançou o recorde de 314.904 em 2013, em relação a 169.031 em 2005. Isso é por causa de uma mudança na política em 2005 que aumentou as chances de deportação daqueles sendo presos na região da fronteira, em vez de somente ser enviado de volta sem uma ordem de deportação.

4 – Imigrantes mexicanos indocumentados trabalham mais em construção do que os indocumentados em geral e trabalham menos na indústria de serviços. Entre os mexicanos indocumentados com mais de 16 anos empregados em 2012, 19% trabalhavam em construção e 13% em outros serviços, como escritórios, jardinagem e lavagem de carros. Em comparação, entre os imigrantes indocumentados em geral, 16% trabalhavam em construção civil e 22% em serviços.

5 – Imigrantes indocumentados do México são pelo menos 75% do total da imigração de imigrantes indocumentados em 10 estados, além da Califórnia: Novo México (89%), Arizona (84%), Idaho (83%), Wyoming (82%), Colorado (78%), Oklahoma (76%), Wisconsin (76%), Kansas (75%), Oregon (75%) e Texas (75%).

Entre esses estados, a metade viu diminuição da população imigrante indocumentada de 2009 a 2012. Entre todos os estados, a Califórnia viu o maior declínio no número de imigrantes indocumentados (90 mil) durante este período. O estado também é o lar de 1.6 milhões de imigrantes indocumentados do México, o maior no país. Fonte: Pew Reserach Center.