Sabia que a quantidade de água ingerida pode influenciar o seu humor?

Por Ivani Manzo

drinking-water-filter-singapore-1235578_1280

Já faz alguns anos que vemos com muita frequência as pessoas carregando para todos os lados uma garrafinha com água. O verdadeiro porquê desse hábito ter se instalado na população ficou um pouco perdido no passado. A verdade é que esse hábito veio, se instalou e permaneceu. O estranho mesmo é ver alguém sem uma garrafinha!

Os malefícios da desidratação já são bem conhecidos, assim como os benefícios da água para o organismo. Porém, um estudo recente publicado na Revista Científica Apettit1 da Inglaterra traz algo interessante. Um grupo de cientistas estudou os efeitos da ingestão de água sobre o humor de mulheres jovens.

Os estudos sobre as mudanças de humor já ocorrem há muito tempo e também é sabido que alguns fatores nutricionais alteram o humor, como a falta de carboidratos na alimentação ou a ausência da cafeína para quem toma café diariamente. Há até um ditado antigo que diz: “Cara feia é fome”. Porém, o mal humor das pessoas vai além de ter ou ser uma companhia desagradável. O mau humor tem um impacto negativo na saúde e está comprovadamente relacionado ao aparecimento de enfermidades cardíacas. Enquanto que o bom humor está ligado à promoção da saúde.

A determinação do estado de humor foi feita por meio de um questionário que levou em conta estados de raiva, tensão, fadiga, depressão, confusão e vigor. Esses questionários são muito comuns em pesquisas científicas e são altamente confiáveis, pois são testados inúmeras vezes antes de poderem ser aplicados em pesquisas.

Os dados individuais mostraram que a ingestão alta de água e de fluídos contidos nos alimentos diminui a depressão, o estado de confusão e o humor de forma geral. Além da hidratação, outros fatores também foram avaliados.

A pesquisa mostrou também que a ingestão alta de carboidratos, cafeína e gordura podem também ser responsáveis pela melhora no estado de humor. E, claro, a prática de exercícios também melhora o humor.

Outro achado interessante foi que a ingestão de proteínas, suplementos e vitaminas assim como bebidas alcoólicas não influenciaram no estado de humor das mulheres estudadas.

A análise traz ainda uma outra constatação que poderia passar despercebida. A comparação entre as pessoas que ingeriam uma pequena quantidade de água e fluídos e uma quantidade moderada não mostrou nenhuma diferença. Isso significa que mesmo quem bebe água de forma moderada não terá os benefícios com relação à melhora do humor.

Sem dúvida não há uma relação de quanto mais água melhor será o humor, pois seria muito perigoso beber água em demasia. Mas é uma boa forma de cuidarmos ainda melhor do nosso corpo e da nossa mente.

1 - Habitual total water intake and dimensions of mood in healthy young women. Colleen X. Muñoz, Evan C. Johnson , Amy L. McKenzie, Isabelle Guelinckx, Gitte Graverholt, Douglas J. Casa, Carl M. Maresh, Lawrence E. Armstrong - Appetite 92 (2015) 81–86