Sai acordo para reforma da Imigração

Por Gazeta Admininstrator

Senadores chave dos partidos Republicano e Democrata anunciaram acordo com a Casa Branca nesta quinta-feira(17)em torno da reforma da Imigração, que poderá oferecer rapidamente status legal a milhões de imigrantes indocumentados que já estão nos EUA.

Paralelamente, iniciativas de segurança aplicando a mais alta tecnologia disponível permitiriam verificar o status legal dos trabalhadores no país.

O compromisso surgiu após várias semanas de negociações a portas fechadas que uniram os mais liberais e os mais conservadores políticos dos dois partidos em prol da implantação de medidas que acarretarão sérias conseqüências políticas, observa o jornal norte-americano Sun-Sentinel.

O senador Edwar M. Kennedy, democrata de Massachussets, afirma estar otimista quanto ao endosso do presidente Bush. "Política é a arte do possível, e o acordo ao qual acabamos de chegar é o melhor possível", disse Kennedy.

Praticamente todos os indocumentados que vivem nos EUA antes de janeiro de 2007, se qualificariam para um visto tipo Z”, e depois de oito anos, poderiam retornar a seus países de origem e candidatarem-se a um green-card.

Trabalhadores temporários, no entanto, não teriam a mesma sorte. Teriam que trabalhar nos EUA com vistos multi-years (de múltiplos anos), mas não teriam direito automaticamente a entrar na fila do green card. Teriam que deixar os EUA, voltar a seus países de origem e, depois reentrar nos EUA.

A proposta:

Conforme o acordo, trabalhadores indocumentados que entraram no país antes de janeiro de 2007, poderiam candidatar-se a uma residência temporária, enquanto aguardam o novo visto tipo “Z”, que os permitiria viver e trabalhar legalmente nos EUA. O cabeça de uma família de ilegais poderia permanecer no país por oito anos, e depois teria que retornar ao seu país de origem para solicitar residência legal para os membros de sua família.

Cada visto tipo “Z” seria renovável indefinidamente, desde que o solicitante tenha ficha criminal limpa, permaneça empregado em tempo integral e pague uma multa de $5mil, além dos custos de processamento da documentação.

Um programa separado de trabalho temporário poderá ser estabelecido para 400 mil imigrantes por ano. Cada visto temporário de trabalho seria válido por dois anos e poderia ser renovado até três vezes, desde que o trabalhador deixe o país por um ano, entre cada renovação.

"Esta iniciativa é a melhor oportunidade que temos em anos de assegurar nossas fronteiras e tirar milhões de pessoas das sombras", disse o senador Kennedy. A aprovação pelo plenário do Senado, no entanto, ainda não está assegurada. Uma votação em plenário está prevista para segunda-feira(21).