Saiba como economizar combustível na alta de preços.

Por Gazeta Admininstrator

A população dos EUA consome estimadamente 140 bilhões de galões de gasolina por ano. Na quinta-feira (13), o preço do barril de petróleo superou os $69. Diante das preocupações de possíveis problemas de estoque, a imprensa norte-americana divulgou informações de que os estoques do país estão em seu nível mais alto nos últimos oito anos.

O consumidor final também já está pagando mais pelo preço da gasolina, que está custando, em média $2,717 por galão, o que significa uma elevação de $0,45 em comparação a um ano atrás.
Embora pegar a estrada neste verão vá mesmo custar mais caro do que nunca, não necessariamente você terá que abrir mão de suas férias de carro. Alguns procedimentos básicos podem fazer a diferença entre maior e menor consumo de combustível.

O Gazeta Brazilian News ouviu especialistas, pesquisou e preparou uma série de dicas práticas para ajudar você a economizar combustível e proteger o seu bolso. Confira abaixo:

1 – Aproveite a sombra
Estacione o seu carro em uma sombra, sempre que possível. O mesmo sol que aquece o assento e o volante do seu carro, também está roubando combustível do tanque. Isso chama-se emissão evaporativa, e é comum em carros que têm mais de cinco anos, explica Jim Kliesch do Conselho Americano para Economia e Energia Eficiente. Deixar o seu carro em uma sombra ajuda a mantê-lo em uma temperatura estável, e assim você não terá que ligar o ar condicionado, reduzindo o consumo de combustível. Evite também dirigir com os vidros abertos em altas velocidades. Isso provoca resistência e faz com que o consumo de combustível seja maior.

2 - Esqueça o supérfluo
O seu carro pode até ficar mais bonito com spoilers (rabeta), mas se você pensa em economizar combustível ele é um desastre. Eles são oferecidos no mercado para dar mais estabilidade ao veículo, mas de acordo com Karl Brauer da Edmunds.com, os spoilers não têm nenhum benefício de aerodinâmica. De fato, eles podem gerar um impacto negativo na economia de combustível. Você pode também repensar o projeto de instalar um alto-falantes de 50 polegadas no seu carro. Ele torna não só o seu carro como também a sua conta de combustível mais pesada.

E, finalmente, deixe de lado os pneus grandes. Quando maior o pneu, mais combustível é necessário para acelerar e parar o carro. Não esqueça de manter os pneus na pressão indicada pelo fabricante. Verifique a pressão ao menos uma vez por mês. Um medidor custa entre $5 e $15.

4 - Piloto automático
Usar o piloto automático em uma estrada é, de fato, muito tentador. Especialmente quando só há milhas de reta pela frente e tudo o que você tem a fazer é relaxar. E isso pode também ser ótimo para o seu bolso. Se você tem condições de manter uma velocidade estável durante um tempo, o seu consumo de combustível é reduzido. Isso, no entanto, só ocorre em estradas sem subidas e descidas. Nestes casos, é melhor usar o pedal mesmo.

5 – Seja esperto na próxima compra
Se você pretende comprar um novo carro que seja realmente econômico, o que há a fazer é verificar o consumo por milhas. Fique longe dos beberrões. Há alguns carros no mercado que fazem menos de 20 milhas por galão.

Os veículos mais eficientes (não-hibridos) podem chegar a 35 milhas por galão. E a economia pode ser significativa. Comprar um carro que faça 10 milhas a mais por galão, pode representar uma economia de $550 por ano, de acordo com o site Save the Planet da AOL
(http://reference.aol.com/savetheplanet). Em cinco anos, isso significa $3 mil em economia de combustível.

6 – Não acelere demais
Acelerar excessivamente na partida quanto provoca maior consumo de combustível, explica o especialista em mecânica, Carlos Falero, proprietário da Quality Auto & A/C Repairs, em Wilton Manors. O mesmo ocorre durante o trajeto. Dirigir a 65 milhas por hora ao invés de 75 milhas por hora pode aumentar a economia de combustível em cerca de 10%.

7 – “Escute” o seu carro
Desajustes típicos que ocorrem nos veículos são desgastes naturais das velas e outras peças e equipamentos, já que a maioria dos motoristas não presta atenção ao funcionamento do carro, explica Falero. Fique atento a qualquer alteração de “comportamento”de seu carro, como vibrações no volante, por exemplo, que indicam que está na hora de balancear os pneus.

8 – Cuide bem de seu carro
Não basta reclamar do aumento do preço do combustível e busque formas de gastar menos combustível. Falero explica que o ideal é fazer, pelo menos, a cada dois anos uma limpeza de injetores. Além disso, medidas simples que ajudam você a economizar combustível são a troca regular de filtros de ar e combustível, troca de velas uma vez por ano ou a cada 10 mil milhas, revezamento de penus a cada duas trocas de óleo e revisão ao menos uma vez por ano do sistema de ignição (velas, cabos, injetores, bateria).