Saiba como se livrar do orgulho. É fácil!

Por Samantha Di Khali

orgulho
Ter orgulho de algo que se fez é extremamente importante. Até porque lutamos tanto para conseguir algo, e é claro que devemos sentir orgulho disso. Ou, até mesmo de um filho, de uma pessoa que amamos. Isso é fundamental. Mas tem tipo de orgulho que não é sadio. Aí estamos falando de sermos orgulhosos. Essa é uma doença maligna e destrutiva. O orgulho transforma o orgulhoso em uma pessoa mesquinha, medíocre, egoísta, falsa e que ama só a si mesmo. Em uma pessoa que não aceita o sucesso de outras pessoas, que acredita que só ele merece ser bem-sucedido; que não aceita correção e é uma pessoa de poucos amigos. Diferentemente do orgulhoso, o humilde é uma pessoa feliz, motivada, de bem com a vida. O difícil é saber quando nos tornamos humildes. Porque só em dizer que somos humildes já estamos mostrando orgulho. Humildade não tem nada a ver com pobreza, haja visto que muitos pobres são mais orgulhosos que os ricos.

Vamos tentar ?

Porque todo mundo tem um pouco, e às vezes até demais. Outras vezes menos. Mas é sempre bom ficarmos longe do orgulho, pois ele nos impede de alcançarmos a felicidade.

Dicas

Aceitar que somos orgulhosos é o primeiro passo, não existe uma pessoa completamente livre de orgulho. Então é hora de descobrir em qual ponto de nossas vidas somos orgulhosos. Fale com as pessoas próximas a você, pergunte se ela acha você orgulhosa, mas esteja disposto a aceitar as críticas e encontrar meios e melhorar. Nunca ache que você é pior e nem melhor do que ninguém, não ridicularize os outros por suas conquistas ou pela falta de capacidade delas. Esteja sempre pronto a servir sem olhar a quem, este é o melhor remédio para o orgulho. Antes de criticar qualquer pessoa esteja aberta a ajudar isso vai fazer de você uma pessoa melhor. O mundo não gira ao seu redor, não queira tudo para você, o egoísmo é um sintoma bem claro do orgulho, aquela pessoa que sempre quer ser o centro das atenções, só você merece as promoções, as melhores coisas materiais são suas, nem que para isso precise passar por cima de outras pessoas não importando o método utilizado. O importante não é o que você junta de bens materiais, mas sim respeitar e ter respeito próprio. A humildade gera amor e respeito já o orgulho, somente dor e ódio.