Saiba escolher um bom vinho para o verão

Por Gazeta News

vinho_web2-624

Tudo tem seu lugar e sua hora, e quando falamos de vinho isso é essencial de se considerar. Quem irá querer tomar um vinho tinto encorpado em plena tarde de verão, ainda mais na Flórida? Mas isso não quer dizer que vinho tinto não combina no verão. Tem que saber escolher.

O senso comum dos enófilos aponta para as garrafas de vinhos brancos, rosés e espumantes para os dias quentes. Mas os tintos não devem ficar de fora, mas lembre-se de que quanto mais encorpados menos agradáveis no verão, já que o vinho tinto contém tanino.

Para atingir a temperatura ideal de servir - entre 8ºC e 10ºC, em média - as garrafas dos vinhos brancos e roses devem ser colocadas na geladeira cerca de duas horas antes. Se o planejamento não for possível, o jeito é levar o vinho ao congelador por dez minutos antes de servir, e depois manter a temperatura baixa com um balde de gelo e água. Brancos Chardonnay e Sauvignon Blanc da Califórnia, Europa, Chile, Argentina e Nova Zelândia, que combinam facilmente com qualquer prato de verão e ocasião, mas há ainda muitas opções de vinhos brancos frescos, como os feitos com a uva Alvarinho, de Espanha e Portugal. Há também o Gavi, da Itália, Grüner Veltliner da Austria e Pinot Gris do Oregon. Os rosés mais famosos são os franceses, como os da região de Provence, considerados finos e com acidez equilibrada. Tintos Ao contrário dos brancos, os vinhos tintos em geral devem ser servidos frios, mas não gelados, somente com algumas poucas exceções.

Para não ter erro, o Pinot Noir é um vinho menos encorpado e por isso pode ser saboreado no verão.

O vinho tinto Beaujolais, tanto o Nouveau como Villages, elaborados com a uva gamay, são imbatíveis para a temperatura quente, podendo ser servidos gelados assim como o branco.