Saiu a tabela para envio de rebates do governo
Se você é daquelas pessoas que não acreditam que ninguém dá dinheiro sem pedir nada em troca, pode começar a mudar de opinião. Embora a motivação não seja mais alentadoras (economistas já começam a admitir que os EUA estão em uma recessão), o governo norte-americano anunciou, na semana passada, a programação de datas para a liberação de valores que variam de $300 a $600 aos contribuintes, a fim de estimular a economia do País.
Se você apresentou sua declaração de imposto de renda antes de 15 de abril, provavelmente, receberá seu rebate (devolução) mais rápido. Em cartas que já começaram a ser enviadas aos contribuintes, o governo alerta que esta devolução nada tem a ver com qualquer devolução de imposto de renda a que o contribuinte tenha direito. É uma devolução “extra”, que não irá alterar qualquer devolução a que você, eventualmente tenha direito.
O IRS (Internal Revenue Service) programou para esta semana o envio de mais de 130 milhões de cheques de rebate como parte do programa de estímulo econômico que o presidente George Bush e o Congresso aprovaram no início do ano. O objetivo do governo é incrementar uma economia em desaceleração, colocando mais dinheiro nas mãos dos consumidores para que gastem.
Os valores dos cheques vão variar de acordo com a renda do contribuinte. Famílias com filhos com menos de 17 anos receberão $300 por cada menor.
Você pode calcular o valor do seu rebate na página de internet no IRS, no endereço www.irs.gov . Para fazer o cálculo, não utilize vírgulas nem pontos. Se sua renda, por exemplo, for de $50.000, digite 50000. Mas se você não tiver pressa para saber o valor do seu rebate, não precisa fazer o cálculo. O IRS calculará automaticamente o valor a que você tem direito, com base na sua declaração de impostos.
Se você preferir que o seu dinheiro seja depositado em conta corrente terá que informar o número da conta no seu formulário de imposto de renda, mesmo que tenha saldo a pagar, ou esteja em dívida. O pagamento será feito em pouco mais de duas semanas, a partir de 15 de abril. Caso você prefira receber o cheque pelo correio, poderá demorar dois meses, ou mais.
Há ainda a possibilidade de que aqueles que façam sua declaração eletronicamente, até 15 de abril, possam ter seus rebates processados muito rapidamente, e entrar no primeiro lote de pagamentos, em 2 de maio. A explicação é do porta-voz do IRS, Michael Dobzinski. “Aqueles que façam a declaração eletrônica e escolham a forma de depósito em conta-corrente, receberão seus rebates mais rapidamente do que os outros”, disse.
Entenda como funciona:
Extensão de prazo:
- Aqueles que pediram extensão de prazo para declarar deverão receber o rebate poucas semanas após apresentar a declaração.
Quem tem direito:
- Receberão o rebate os contribuintes que, em 2007, declararam renda de, pelo menos, $3 mil. Aposentadoria pelo seguro social, benefícios de deficientes e veteranos, pensões por falecimento também são considerados como renda, mesmo que não paguem imposto. Dividendos, juros e ganhos de capital não são considerados como renda, para efeito de rebate.
Quem não tem direito:
Maiores de 17 anos, completos até 31 de dezembro de 2007 não são considerados crianças, para efeito de rebate.
Dependentes de contribuintes não receberão seu próprio rebate.
Quem deve ao IRS não receberá o rebate integral.
Se você tem renda individual tributável a partir de $75 mil anuais, e a partir de $150 mil para declarações conjuntas, não receberá o rebate integral.
CONFIRA ABAIXO A TABELA COM AS DATAS DE LIBERAÇÃO DOS REBATES:
Depósitos diretos em conta
Se os dois últimos dígitos O seu rebate deverá ser
do seu social security são: depositado em conta até:
00 - 20 Maio 2
21 - 75 Maio 9
76 - 99 Maio 16
Cheque pelo correio
Se os dos últimos dígitos Seu cheque deverá chegar
do seu social security são: pelo correio até:
00 - 09 Maio 16
10 - 18 Maio 23
19 - 25 Maio 30
26 - 38 Junho 6
39 - 51 Junho 13
52 - 63 Junho 20
64 - 75 Junho 27
76 - 87 Julho 4
88 - 99 Julho 1
