Salada de beterraba com agrião e ovos cozidos - Culinária

Por Gazeta News

salada de beterraba assada com ovos e agriao (27)

Você não pode errar com esta salada. A combinação de beterraba com ovo cozido, agrião e endro fresco, envolvidos no vinagrete,  é um dos simples prazeres da vida.

Ingredientes: 4 a 6 porções

Vinagrete    ¼ de xícara (50 ml) de vinagre (usei vinagre de maçã) 1 a 2 colheres (chá) de açúcar 1 dente de alho amassado 1 colher (sopa) de mostarda Sal e pimenta-do-reino a gosto ? de xícara (75 ml) de óleo próprio para salada 4 a 5 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 colher (sopa) de endro fresco picado Salada 3 a 4 beterrabas cozidas, descascadas e cortadas em cubos 1 a 2 maços de agrião, bem lavados e escorridos 2 ovos cozidos duros, cortados em cubos ou picado grosseiramente

Vinagrete Em uma tigela pequena, bata o vinagre com o açúcar, o alho, a mostarda, o sal e a pimenta. Aos poucos, sempre batendo, adicione o óleo até que o molho fique homogêneo. Em seguida, despeje o azeite devagar em fio firme e bata até que o molho engrosse levemente. Adicione o endro picado e misture; verifique o sal. Deixe de lado. Salada Em uma tigela grande, coloque o agrião, regue com um terço do molho e misture delicadamente. Arrume-os em pratos individuais (4 ou 6). Em uma outra tigela grande, coloque os cubos de beterraba e adicione mais um terço do molho, ou a gosto e também misture delicadamente. Distribua a beterraba em porções iguais, entre os pratos com o agrião. Espalhe os ovos cozidos por cima e regue com o restante do vinagrete. Sirva logo.

Sugestão Escolha beterrabas novas com o mesmo tamanho, assim elas cozinharão por igual. Dica Cozinhe as beterrabas, deixe esfriar completamente e leve a geladeira, no dia seguinte, descasque-as (use luvas descartáveis). Corte-as em cubos e prepare a salada.