Salgueiro é campeã do carnaval carioca

Por Gazeta Admininstrator

A escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro, que apresentou um enredo sobre o tambor, ganhou o título de campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro na tarde desta Quarta-feira de Cinzas. A agremiação já havia recebido o prêmio "Estandarte de Ouro", concedido pelo jornal O Globo.

A vermelho-e-branca recebeu o total de 399 pontos, permanecendo em primeiro durante toda a apuração das notas. Um ponto a separou da vice-campeã, a Beija-Flor de Nilópolis. A disputa por este posto foi apertada: Unidos de Vila Isabel, Portela e Beija-Flor revezaram-se durante a contagem das notas. Caiu para o Grupo de Acesso a escola Império Serrano.

O desfile - A escola ganhou o título do Carnaval 2009 do Rio de Janeiro ao mostrar na Marquês de Sapucaí o que sabe fazer melhor: batucar. Com a força e a batida dos povos de ontem e hoje, a escola de Andaraí contou a história do tambor, da criação do instrumento ao seu uso na atualidade.

A agremiação levou 4,2 mil componentes à avenida, divididos em 36 alas e oito carros alegóricos. A apresentadora Sabrina Sato, a modelo Ângela Bismarchi, o jogador Edmundo e o ator Eri Johnson estiveram entre os famosos que defenderam a vermelho-e-branco. Na entrada, a escola foi muito aplaudida pelo público, que já saudava o Salgueiro como a campeã.

O carro abre-alas da escola do bairro do Andaraí abriu a sua passagem pela Sapucaí com os primeiros guerreiros africanos, representados pelo grupo de dançarinos da ''Intrépida Trupe''. E como o batuque é pai do samba, as "paradinhas" da bateria conhecida como Furiosa, regida pelo mestre Marcão, tiveram lugar especial no desfile da escola. A rainha de bateria foi a modelo Viviane Araújo.

Também participou do desfile da Salgueiro o filho do governador governador Sergio Cabral Filho (PMDB), Marco Antônio, que desfilou como ritmista na bateria da escola.