Salmão ao molho veracruzana - Culinária

Por Gazeta News

salmão com molho de tomates e alcaparras

Feito a base de tomates, balanceado com azeite de oliva, azeitonas e alcaparras, levemente picante e enriquecido com o perfume de ervas especiais, o molho veracruzana é uma especialidade das cozinhas do estado mexicano de Vera Cruz, situado no Golfo do México!

Ingredientes - 4 porções

Salmão 4 filés de salmão com aproximadamente 200 a 250 g cada 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem 2 dentes de alho amassados 2 colheres (chá) de sal 1 xícara de vinho branco seco Molho ¼ de xícara de azeite de oliva extra-virgem 1 cebola média, cortada em fatias finas 3 dentes de alho amassados 800 g de tomates maduros, sem sementes, picados 3 galhos de tomilho fresco picado ½ colher (chá) de manjerona seca 1 folha de louro 1 galho de salsinha fresca picada 2-3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada ¼ de xícara de salsão (celery) cortado em fatias finas (opcional) 2 colheres (chá) de casca de limão ralada 1 xícara de azeitonas pretas ou verdes, picadas grosseiramente ¼ de xícara de alcaparras lavadas e escorridas 1-2 pimentas jalapeño sem sementes, cortadas em fatias finas ½ xícara de água Sal ao gosto

Modo de preparo

Salmão: Tempere cada filé de salmão com azeite, alho e sal. Coloque os filés temperados em um travessa refratária e despeje o vinho por cima. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora. Molho: Em uma panela grande, em fogo moderado, aqueça o azeite. Acrescente a cebola e refogue por 3 a 5 minutos, mexendo frequentemente, até começar a dourar. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto mais. Junte o tomate, o tomilho, a manjerona, a folha de louro, a salsinha, a cebolinha, o salsão, a casca de limão, metade das azeitonas, as alcaparras e a pimenta. Deixe cozinhar por 2 a 3 minutos, mexendo frequentemente. Reduza o fogo e acrescente a água. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 12 a 15 minutos. Acrescente o sal. Prove e ajuste a pimenta se necessário. Remova a panela do fogo. Reserve. Retire o salmão da geladeira e, ainda coberto, leve ao forno aquecido em 400°F ( 200°C) . Deixe assar, na grade do meio do forno, por 15 a 20 minutos. Retire o papel alumínio e cuidadosamente transfira a travessa para a grade de cima. Ligue o forno no broil superior e deixe o salmão corar durante 4 a 6 minutos. Retire do forno, junte com o molho e deixe descansar por alguns minutos antes de servir, para que os sabores se juntem. Descarte a folha de louro, acrescente o restante das azeitonas, decore a gosto e sirva ainda morno.

Sugestão Retire o peixe do marinado de vinho, grelhe numa chapa quente ou numa frigideira grossa bem untada com óleo. Coloque cada porção em uma tigela funda, junte o molho e sirva individualmente.

Dica Este prato pode ser preparado com um dia de antecedência. No momento de servir, reaqueça sem deixar que ferva.