Samantha Di Khali: Pedra no caminho

Por Samantha Di Khali

pedra no caminho

Muitas são as vezes que nos deparamos com dificuldades na nossa vida. Com isso, reclamamos e tomamos uma atitude, ou simplesmente reclamamos e nem uma atitude é tomada.

Será que realmente não está na hora de mover as pedras de nosso caminho? Será que embaixo dessa pedra não está realmente o que vai nos salvar?

Tem uma história muito antiga que fala o seguinte: Um sábio rei acreditava que, uma nação cujo povo reclama e espera que os outros resolvam os seus problemas, não cresce.

Certa noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra bem no meio da entrada do vilarejo, escondeu-se e esperou.

O primeiro a passar foi o agricultor com sua carroça, - “Que descuido!”, disse ele, contornando a pedra. “Por que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada?”, continuou reclamando da inutilidade dos outros, sem ao menos tocar na pedra.

Logo depois, um jovem soldado, caminhando distraído, não viu a pedra, tropeçou e caiu. Ergueu-se, sacudiu a poeira e enfureceu-se com os preguiçosos que haviam largado uma pedra imensa na estrada. Afastou-se sem pensar que ele próprio poderia retirar a pedra.

Assim correu o dia. Todos que por ali passavam, reclamavam, resmungavam por causa da pedra, mas ninguém tocava um dedo para tentar retirá-la de lá.

Finalmente, quando chegou a noite, a filha de um ferreiro por lá passou. Mesmo cansada por ter trabalhado muito desde cedo, resolveu tentar tirar a pedra do caminho, evitando que alguém se ferisse.

Tentou arrastar a pedra, empurrou, inclinou, até que conseguiu movê-la. Debaixo dela encontrou uma caixa com os dizeres sobre a tampa: “Esta caixa pertence a quem retirar a pedra”.

Abriu a caixa, e dentro estava cheia de ouro. A filha do ferreiro foi para casa feliz.

Quando o agricultor, o soldado e outros ouviram o que havia acorrido, correram para o local na estrada onde a pedra estava na esperança de encontrar um pedaço de ouro. Quando lá chegaram, o rei estava lá a espera dos curiosos. O rei falou o seguinte: “Meus amigos, com frequência encontramos obstáculos no caminho. Podemos reclamar enquanto desviamos deles ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção é normalmente o preço da preguiça”. O sábio rei montou o seu cavalo e retirou-se.

E assim é a vida, ou a gente encara as nossas pedras, retiramos, erguemos,a mudamos de lugar, ou apenas desviamos e continuamos reclamando. Como sempre, a escolha é nossa. Eu quero viver uma vida retirando as pedras e descobrindo o que pode ter embaixo delas, e você?