Samantha Di Khali: Plantas que curam

Por Samantha Di Khali

Foto: Lucia de Toledo Rodrigues/Flickr
[caption id="attachment_139650" align="alignleft" width="300"] Foto: Lucia de Toledo Rodrigues/Flickr[/caption]

Muita gente gosta de produtos naturais para ajudar em algumas doenças. Claro que elas não são totalmente curativas, mas ajudam muito em alguns casos. Sempre é bom buscar nas plantas essa alternativa de tratamento. Muitos cientistas e laboratórios buscam também nas plantas ingredientes para fórmulas de medicamentos. Listei algumas ervas que são muito boas:

Chá de maracujá:É um ótimo calmante. A folha do maracujá entra na fórmula de fitoterápicos e é receitada por especialistas no tratamento de ansiedade.

Boldo do chile:A melhor espécie não é aquela com textura aveludada, que os brasileiros costumam colher no jardim – e sim outra, proveniente do Chile, que de fato ajuda na digestão, estimula a secreção da bile, substância produzida pelo fígado que atua na digestão de gorduras, deixando você muito mais leve do fígado.

Carqueja:A carqueja favorece a produção da bile, facilitando a digestão, redução das taxas de açúcar no sangue, além de propriedades antiúlcera e anti-inflamatórias, que auxiliariam no tratamento de artrites.

Alecrim:Excelente para depressão. É conhecido como a planta do bem-estar. Você utilizando essa planta, conseguirá ótimos resultados contra a depressão.

Guaco:Perfeita por aliviar sintomas de bronquite, asma e tosse, as folhas de guaco têm efeito paliativo para casos agudos de doenças respiratórias.

Espinheira-santa:É santa porque ela alivia muito qualquer indigestão. Usá-la em forma de chá atenua azia e mal-estar estomacal.