Samsung e o novo "Galaxy" S4 - Informática

Por Arlindo Machado

foto 4

Galaxy S4 é o novo smartphone Android top de linha da Samsung. Com lançamento já confirmado para o dia 14 de março, as especificações técnicas do Samsung Galaxy S4 incluirão, segundo os rumores: tela de 5 polegadas, câmera de 13 megapixels e sistema Android na versão 4.2 Jelly Bean. Além disso, é possível que o celular venha com acessórios que possibilitam que ele meça a saúde do seu usuário.

Bateria

A bateria do Samsung Galaxy S4 tiveram algumas supostas imagens vazadas no dia 12. De acordo com o apresentado nas fotografias, o periférico será não só mais poderoso que o do Galaxy S3, com 2600mAh, como também terá tecnologia NFC embutida, sendo a pioneira nesta área, e ainda vai ser compatível com carregamento sem fio. Havia a expectativa de que a Samsung utilizaria uma bateria de 3000 mAh no Galaxy S4. Porém, ao que tudo indica, a companhia sul-coreana optou por não investir neste formato, já que seu objetivo era fazer o smartphone ser o mais fino possível. Ainda assim, ela será mais “forte” do que a bateria do S3, que tinha apenas 2100 mAh. Segundo o site Appy Geek, os 2600 mAh serão suficientes para “aguentar o tranco” do S4, mesmo que ele tenha o aguardado processador octa-core Exynos 5 Octa. Afinal, o novo smartphone, de acordo com os boatos, deve ter um display com tecnologia Green PHOLED, que consume de 25 a 33% menos energia do que os tradicionais. A tecnologia embutida NFC pode ser uma indicação de que o carregamento sem fio, uma funcionalidade que parece cada vez mais próxima de se tornar uma realidade em grande parte dos smartphones, vai ser um dos atrativos do novo Galaxy. Apesar do Galaxy S4 estar a apenas dois dias de ser apresentado, a Samsung divulgou a primeira “foto oficial” do aparelho no dia 12. A imagem foi publicada pelo perfil oficial da Samsung Mobile dos Estados Unidos no Twitter (@SamsungMobileUS) e não mostra muita coisa. O post, porém, confirma que o aparelho deve ter um layout parecido com o do seu antecessor, conforme mostrou um vídeo com uma suposta variante chinesa do S4.

uMoove

O rastreamento dos olhos, que tem sido noticiado como uma das grandes novidades do Galaxy S4, que a Samsung apresentará no dia 14, não deverá ser exclusividade. Outros smartphones deverão ganhar funcionalidade semelhante, graças ao trabalho de uma startup israelense. Criada em 2010, a uMoove trabalha para levar o recurso de leitura do movimento dos olhos e da cabeça dos usuários para tablets e smarpthones. Seu projeto poderia levar esta funcionalidade até mesmo para outros aparelhos com Android ou para o iPhone. A tecnologia desenvolvida pela uMoove utiliza uma câmera frontal para monitorar os olhos e a cabeça da pessoa e realiza comandos de acordo com a sua leitura. O novo Galaxy, pelo que se espera, chegará com o processador Exynos 5 Octa, que terá dois conjuntos de quatro núcleos, se configurando um dual quad-core. No entanto, boatos afirmam que uma outra versão do aparelho será lançada com um Snapdragon 600 quad-core e sem a tecnologia PHOLED, fazendo uso de um display LCD padrão. Apesar de todas as informações não terem confirmação oficial, o mistério será revelado ainda esta semana. Isto porque apresentação do Galaxy S4 está marcada para o dia 14, em Nova York. Só nos resta esperar pra ver.

Pholed

A nova tela, chamada de PHOLED (Phosphorescent Organic Led), será capaz ainda de gerar imagens em Full HD (1080p) e exibir 480 pixels por polegada de densidade. Para fins de comparação, os smartphones Full HD mais poderosos do mercado, como o Xperia Z e o HTC One, exibem 441 e 469 ppi, respectivamente. O SamMobile diz ainda que o novo display PHOLED do Galaxy S4 fará uso da tecnologia “Floating touch”, que permite manusear o Android sem encostar os dedos na tela. Além disso, de acordo com rumores vazados recentemente, o aparelho poderá ser controlado apenas com o movimento dos olhos em algumas funções.

Amoled

O novo Galaxy S4 pode não trazer o popular display Super AMOLED, mas sim investir em uma nova tecnologia de telas OLED ecologicamente corretas. De acordo com o site SamMobile, o novo display usará material fosforescente para os LEDs vermelhos e verdes, e fluorescentes para os azuis, gerando 25% de economia de energia e sem perda na qualidade da imagem.