San Francisco aprova plano de saúde universal.

Por Gazeta Admininstrator

San Francisco está mais próximo de tornar-se a primeira cidade do país a oferecer cobertura de atendimento médico para todos os seus residentes, independentemente do status legal.

O Comitê de Supervisores da cidade aprovou, por unanimidade, um plano que poderá oferecer a adultos acesso a serviços médicos independentemente da situação de imigração ou de emprego. O custo estimado do plano é de $200 milhões ao ano.

Financiado pelo governo local, contribuições obrigatórias de empregadores e contribuições de trabalhadores, de acordo com a renda, o plano universal de saúde cobrirá gastos com todo tipo de atendimento médico, desde checkups, prescrições médicas e raios-x até atendimentos com ambulância, exames de sangue e operações.

Diferentemente dos seguros-saúde, o plano não cobrirá serviços prestados fora de San Francisco. Os participantes terão que receber atendimento em clínicas e hospitais públicos e de médicos que já participem de programas de saúde para clientes de média e baixa renda.

O Comitê de Supervisores terá que votar no plano, que tem recebido forte oposição da comunidade empresarial, antes de sua aprovação final.

Empresas com mais de 50 empregados terão que começar a participar a partir de julho de 2007, enquanto pequenas empresas terão prazo até abril de 2008 para aderir ao plano.