Sanders aposta em primárias da Califórnia para conquistar virada

Por Gazeta News

bernie sanders

O pré-candidato democrata Bernie Sanders está apostando em sua vitória na Califórnia para virar o jogo e conquistar a indicação do partido à Casa Branca contra sua rival, Hillary Clinton.

De longe o estado mais populoso do país, a Califórnia é o grande prêmio das primárias partidárias estaduais, e a votação do dia 7 de junho é uma das últimas antes de o Partido Democrata realizar sua convenção no mês seguinte para escolher o candidato para a eleição presidencial de 8 de novembro.

Sanders tem em seus planos uma agenda intensa de grandes comícios e a compra de muitos horários na televisão, no rádio e na Internet para anúncios em três idiomas, um esforço de campanha "muito, muito mais caro" do que o de qualquer outro estado, revelaram fontes do comitê de Sanders.

A Califórnia tem sido uma fonte de recursos de campanha confiável para Hillary, e as sondagens a mostram com uma dianteira de até 14 pontos percentuais na região. O site de análises estatísticas FiveThirtyEight lhe atribui uma chance de vitória de 91% na primária californiana.

Mas de acordo com uma pesquisa do instituto Field Poll, divulgada no dia 8, Sanders reduziu a vantagem de Hillary na Califórnia. Segundo o levantamento, Hillary só tem 6 pontos percentuais a mais que Sanders, uma dianteira que já foi de dois dígitos no início do ano.

Wyoming

Até o momento, Sanders venceu em 16 estados, incluindo Wyoming, no dia 9. A vitória representa a 16ª e a sétima seguida de Sanders contra Hillary, que venceu em 18 estados. Sanders ficou com 55,7% dos votos, contra 44,3% da ex-secretária de Estado. Cada um dos candidatos levou sete do total de 14 delegados daquele estado.

Até agora, Hillary Clinton tem o apoio de 1.790 delegados. Sanders conta com 1.113 delegados. Ao todo, são necessários 2.383 delegados para levar a nomeação do partido democrata.

Republicanos

O fim de semana também rendeu vitória contra o favorito dos republicanos, Donald Trump. Quem venceu nas primárias republicanas do Colorado foi o Senador do Texas, Ted Cruz, que conquistou os 34 delegados que estavam em disputa: 13 em uma convenção estadual celebrada no dia 9 e 21 em uma série de votações em vários condados. Esta foi a quarta vitória consecutiva de Cruz ante Trump. Fontes: AP e Reuters.