Sanders e Trump vencem em West Virgina

Por Gazeta News

sanders e trump

O senador por Vermont Bernie Sanders venceu, no dia 10, sua rival Hillary Clinton nas primárias do Partido Democrata realizadas em West Virginia. O senador ficou com 51,4% dos votos e Hillary com 35,8%.

Do lado republicano, Trump venceu, na primeira eleição na qual ele foi o único candidato após a desistência de seus rivais. Ele ficou com 77% dos votos.

Embora Trump fosse o único candidato em disputa entre os conservadores após a desistência na semana passada do senador pelo Texas Ted Cruz e do governador de Ohio, John Kasich, os eleitores podiam seguir votando nos ex-aspirantes que já não competem, por isso que o magnata nova-iorquino ainda corria o improvável risco de não vencer.

Sanders, autoproclamado socialista democrático, ganhou em um estado dos mais pobres de EUA, majoritariamente branco e com forte dependência da decadente indústria mineira, e levará assim a maioria dos 29 delegados em jogo, diminuindo a distância para Hillary na corrida pela indicação democrata.

Trump se transformou no único aspirante em disputa e no candidato virtual do Partido Republicano para as eleições presidenciais de novembro nos EUA na quarta-feira passada, quando Kasich desistiu um dia depois de Cruz tomar a mesma decisão ao perder para Trump no estado-chave de Indiana.

A indicação de fato de Trump não caiu bem entre todas as facções dos republicanos, e vários cargos tanto eleitos como orgânicos, assim como antigas figuras destacadas da formação anunciaram publicamente suas dúvidas com relação ao magnata e inclusive disseram que não o apoiarão em novembro.