Sanders vence no Oregon e Hillary, em Kentucky

Por Gazeta News

Bernie Sanders venceu a primária democrata no estado do Oregon e Hillary Clinton levou a maioria dos votos em Kentucky.

A primária de Kentucky foi uma das mais acirradas de toda a temporada de prévias do partido. Com mais de 99% dos votos apurados, Hillary tinha 46,8% e Sanders, 46,3%. No Oregon, com apenas 60% da apuração, Sanders foi declarado vencedor mesmo tendo 53% e Hillary, 47%.

O resultado das primárias foi bastante positivo para Sanders e aumenta a pressão sobre Hillary, mas não vai alterar significativamente o número de delegados dos pré-candidatos, critério que define quem será o escolhido para representar o Partido Democrata nas eleições presidenciais de novembro. Para conseguir a indicação do Partido Democrata, o pré-candidado precisa do apoio de 2.383 delegados. Clinton ainda precisa de 92 delegados enquanto Sanders, 855. Na contagem parcial, ela tem um total de 2.291 - sendo 1767 delegados e 524 superdelegados. Já Sanders conquistou 1.528 delegados – sendo 1488 delegados e 40 superdelegados.

O Partido Democrata ainda vai realizar prévias em junho nas Ilhas Virgens, Porto Rico, na Califórnia, Montana, New Jersey, Novo México, Dakota do Norte e Dakota do Sul, além de Columbia. A convenção em que o candidato é oficialmente indicado acontecerá entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

Partido Republicano O Partido Republicano já havia realizado sua primária de Kentucky em 5 de março, com Donald Trump como vencedor. Sem concorrentes no Oregon, o pré-candidato bilionário tinha 67,9% dos votos e somava mais 17 delegados com 60,5% do resultado apurado. Mesmo fora da disputa, John Kasich tinha 17,0% dos votos e Ted Cruz, 16,3% - o que garantia mais 3 delegados para cada um. Apesar de Trump ser o único pré-candidato ainda na disputa republicana, os eleitores tiveram a opção de votar em seus ex-adversários cujos nomes ainda constavam nas cédulas. Há uma semana, por exemplo, Kasich conquistou um delegado em West Virginia mesmo depois de ter anunciado a suspensão de sua campanha.

Para garantir sua nomeação pelo Partido Republicano, um candidato precisa chegar à convenção, em julho, com ao menos 1.237 votos. No Partido Democrata o número é 2.383.

Até o momento, Trump tem 1.160 delegados republicanos (faltam apenas 77 para atingir a quantidade necessária).