São Paulo: PT e PMDB se encontram visando uma aliança.

Por Gazeta Admininstrator

Os membros da cúpula dos partidos do PT e do PMDB se reuniram nessa sexta-feira(5) para tentar chegar a um acordo que leva a uma aliança no Estado de São Paulo. Nos bastidores, membros do PMDB paulista confirmam que o PT ofereceu a vaga de candidato ao Senado a Orestes Quércia, que apoiaria o candidato do partido para o governo estadual.

O presidente nacional do PT , Ricardo Berzoini, comentou que "a conversa foi muito boa" e que "O PMDB poderá ou não se coligar nacionalmente com o partido". O ex-governador Quércia ainda não fez nenhum pronunciamento sobre a reunião.

Se o "pacote" for concretizado, Suplicy teria que desistir da idéia de um segundo mandato no Senado Federal para disputar uma vaga de deputado federal. Em discurso no Encontro Nacional do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já demonstrou o receio de que o partido não consiga reproduzir o desempenho eleitoral de 2002, quando elegeu uma de suas maiores bancadas federais.

Se as eleições fossem hoje, em São Paulo, os candidatos dos dois partidos perderiam as eleições para o governo estadual, para José Serra PSDB/SP.

O Estado é o maior colégio eleitoral do país, sendo considerado estratégico para as próximas eleições de outubro.

O pré-candidato Orestes Quércia aparece com uma taxa de intenção de voto abaixo do candidato do PT ao Senado, Eduardo Suplicy. Na disputa estadual, Quércia também perde para os dois pré-candidatos Marta Suplicy e Aloizio Mercadante.