São pelo menos 128 os mortos em desastre aéreo no Irã

Por Gazeta Admininstrator

Um avião iraniano de transporte de tropas colidiu com um prédio de apartamentos de 10 andares, abrindo um buraco no alto de edifício e dando início a um incêndio. Pelo menos 119 pessoas morreram, incluindo todas as 94 que estavam a bordo do aparelho, na maioria jornalistas iranianos que viajavam para cobrir manobras militares no sul do país.

Pelo menos 34 outras pessoas morreram, no edifício ou no chão, e 90 estão feridas.

Um buraco enorme foi aberto no alto do prédio, e podia-se ver fogo saindo pelas janelas. Moradores em pânico correram para as ruas do com plexo residencial Towhid, um conjunto habitacional para militares localizado nos arredores de Teerã.

Uma chuva de destroços caiu do alto do prédio, atingindo um posto de gasolina próximo, informa a polícia. Carros estacionados na área foram esmagados.

Bombeiros conseguiram extinguir as chamas no prédio, que não chegou a desabar. A polícia isolou a área.

"Foi como um terremoto", disse Reza Sadeqi, comerciante de 25 anos, que viu o avião atingir o prédio. "A força do impacto me jogou uns três metros para dentro da loja". "Senti o calor da batida".

O avião, um C-130, havia decolado do aeroporto Mehrabad, e dirigia-se para Bandar Abbas, uma cidade portuária no sul do Irã. O aparelho passou por dificuldades técnicas e iniciava o retorno ao aeroporto de origem quando atingiu o prédio, de acordo com a televisão estatal.