Saúde: Compulsão alimentar

Por Poliane Novaes

É muito comum nos dias de hoje, pessoas desenvolverem o quadro de compulsão alimentar. Muitos têm ou desconfiam que têm, mas não dão importância, achando que em algum momento vai passar.

A compulsão alimentar é um transtorno caracterizado por um comportamento de ingestão de grande quantidade de comida em um período de tempo específico, normalmente 2 horas.

Durante os episódios de compulsão alimentar, o desejo de comer em excesso ocorre de maneira incontrolável. Os que apresentam esse transtorno podem ter ataques bulímicos repetidos, fazem o uso de laxativos e tendem a fazer exercício físico excessivo, quando fazem.

De acordo com Appolinário (2006), a constituição alimentar dos episódios é extremamente variável, havendo um predomínio de alimentos com alto valor calórico e preferencialmente do grupo dos carboidratos, sendo os alimentos preferidos: doces, tortas, chocolates, bolos e pães. Alguns indivíduos relatam maior vontade de ingerir leite e derivados, acompanhados ou não de chocolates e achocolatados. As calorias ingeridas variam e podem até alcançar a margem de 6.000 kcal/dia.

A maior complicação da compulsão alimentar na saúde é o desenvolvimento da obesidade e doenças associadas, como: diabetes melito, hipertensão, colesterol elevado, problemas cardíacos, vesícula biliar e certos tipos de câncer. Tais doenças se desenvolvem, não apenas pela quantidade de alimento ingerido no dia, mas também devido a qualidade do alimento que o indivíduo ingere. Normalmente, farinha branca, açúcares e gordura vegetal estão presentes na rotina desses.

O tratamento do transtorno da compulsão alimentar deve ser multidisciplinar. A orientação nutricional concentra-se, primeiramente, para que haja uma diminuição da frequência dos episódios de compulsão alimentar e, posteriormente, focar na perda gradual de peso do indivíduo.

Essa matéria é um alerta a você que pensa demais em comida, que fica muito tempo sem se alimentar e escondido de você mesmo come tudo o que vê na frente compulsivamente. Não trate isso como algo normal, um simples deslize, atente-se pois você pode estar entrando em um quadro de transtorno alimentar e precisa de ajuda profifissional antes que comece a desencadear problemas de saúde provindos deste transtorno.