A saúde e as desculpas do século XI

Por Poliane Novaes

saude

Vivemos em um mundo globalizado, onde a ciência cresce a cada dia e a nossa falta de paciência diminui. Antigamente, não existia internet, surgiu então a discada. Esperávamos vários minutos para completar a conexão. Hoje, ficamos nervosos quando uma página demora mais do que cinco segundos para abrir, reclamamos da lentidão. Infelizmente, estamos transferindo esta falta de paciência para várias áreas de nossas vidas. Uma das áreas afetadas tem sido nossa rotina alimentar e a prática de atividade física. A maior desculpa para obesidade e doenças provenientes de maus hábitos alimentares tem sido a falta de tempo. Por isso, quando há uma decisão para mudança, todos procuram algo que funcione para ontem, não querem esperar para ver resultados, não ponderando os problemas que isso pode desencadear. Segue abaixo uma relação de situações comuns e sugestões de soluções que podem tirá-lo da estatística de pessoas que se escondem atrás de suas desculpas.

1 - Falta de tempo para cozinhar saudável Realmente, existe diferença no tempo de cozinhar saudável? Não! O mesmo tempo que você gasta para fazer um frango grelhado, você gasta pra fazer um frango frito. Os vegetais levam tanto tempo assim para ser preparado? O tempo a mais que demora para fazer o arroz integral é tão grande assim, a ponto de você não ter tempo de fazê-lo? Uma refeição simples completa, saudável, não demora mais do que 20 minutos para ser feita. Contamos hoje com panelas elétricas que desligam sozinhas! Será que realmente te falta tempo ou está usando isso como desculpa para seus maus hábitos?

2 - Comer fora de casa diariamente Muito difícil conseguirmos manter a boa saúde, sendo nossa regra alimentar baseada no que comemos fora de casa. Te custará muito gastar 20 minutos cozinhando a noite, para levar sua lancheira no dia seguinte? Lembre-se que sua alimentação deve ser prioridade na sua vida, pois é ela que vai garantir sua boa saúde.

3 - Falta de tempo para fazer exercícios físicos Precisamos estabelecer prioridades em nossas vidas. Enquanto sua saúde não for prioridade, você não vai sacrificar 30 minutos a uma hora do seu dia para fazer atividade física. Se você não gosta, inicie como sendo seu remédio, permita-se viciar. Atividade física traz bem-estar. Em pouco tempo, estará dependente. Arrumamos tempo para aquilo que gostamos. Pense nas suas prioridades e pare de se desculpar.

4 - Hipotiroidismo Muitos reclamam que engordaram devido à desfunção na tireoide (causa desaceleramento metabólico). Sim, hipotiroidismo faz o peso aumentar, mas não tanto, a média é dois a quatro quilos, e não de dez a 20, como muitos falam. Portanto, se tem essa doença, não é esse o motivo do não emagrecimento. Quais tem sido seus hábitos alimentares? Tem praticado atividade física regularmente? Novamente insisto: tem dado a devida prioridade para sua saúde?

A partir do momento que damos prioridade a nossa saúde, as desculpas desaparecem e passamos a ter qualidade de vida!