Saúde: O poder do açafrão

Por Ivani Manzo

açafrao

O açafrão é proveniente de fonte vegetal, uma planta que tem o nome científico de Curcuma longa. É usado há mais de quatro mil anos na culinária, inicialmente nos países da Ásia e depois também no ocidente. Faz algum tempo que ele vem sendo estudado e bons resultados têm surgido dessas pesquisas.

Já foi comprovada as propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e para o tratamento de distúrbios gastrointestinais. Com tantos benefícios não é de se estranhar que pesquisadores do desempenho em atletas tenham se interessado pelo açafrão.

Um recente estudo*, publicado no final do ano passado, mostrou algumas propriedades muito interessantes para quem se preocupa com a saúde e justamente por isso procura alimentação natural e evita o uso de suplementos e outras práticas não muito saudáveis.

Nesse estudo, 28 homens saudáveis e não ativos foram separados em dois grupos. Um deles recebeu uma dose diária de 300mg de açafrão por 10 dias e ou outro grupo recebeu placebo (uma substância que se parece muito com aquela que está sendo estudada, mas não tem nenhum efeito). Todos os participantes fizeram testes de tempo de reação visual e auditivo e testes de força, antes do início da administração do açafrão e do placebo.

Após 10 dias com a administração do açafrão e do placebo, os testes foram refeitos nos dois grupos e os resultados mostraram que o grupo que recebeu açafrão obteve ganho de força muscular e ainda o tempo de reação foi menor que o grupo que não recebeu o açafrão. Tempo de reação é o tempo medido entre um estímulo visual ou auditivo e a reação do organismo como movimento por exemplo.

Esse estudo sozinho não é suficiente para sairmos nos enchendo de açafrão, achando que isso irá acabar com os riscos de osteoporose, artrites, artroses e problemas gástricos. Também não significa que para ter força muscular basta ingerir açafrão todos os dias e deixar os exercícios de lado.

Os bons hábitos de alimentação e de exercícios continuam sendo e sempre serão a forma mais eficiente de prevenir enfermidades. O importante desse estudo é mostrar que podemos usar temperos que deixam nossos alimentos mais bonitos, mais saborosos e ainda podem trazer muitos benefícios.

É preciso desmistificar que a alimentação saudável, assim como os exercícios são para ruins e para poucos. Muitas pessoas ainda carregam a ideia que comer de forma saudável significa comida feia, ruim e sem sabor. Da mesma forma, acreditam que os exercícios sempre serão exaustivos e trarão dor no dia seguinte. Isso não é verdade. O alimento não precisa ser ruim para ser saudável e existem muitos exercícios moderados que podem ajudar muito. O importante é iniciar e estar atento aos exageros. _____________________________ *Potential Ergogenic Effects of Saffron J Diet Suppl. 2016;13(5):522-9. doi: 10.3109/19390211.2015.1120259. Epub 2016 Jan 25.