Schwarzenegger pede que hispânicos aprendam inglês

Por Gazeta Admininstrator

Em meio ao acalorado debate realizado no País sobre imigração, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, sugeriu na quinta-feira(14) que os imigrantes latinos no país deixem de assistir aos canais de TV em espanhol e aprendam a falar inglês.

O tema é polêmico porque vários membros do Partido Republicano -- ao qual pertence o governador -- temem que os hispânicos (maioria dos 12 milhões de imigrantes ilegais no país) resistam à cultura e ao idioma norte-americanos.

Em discurso proferido diante de jornalistas de origem latina, Schwarzenegger ressaltou não estar sendo muito 'politicamente correto', mas continuou a defender sua opinião.

- Vocês têm de parar de assistir aos canais em espanhol. Vocês têm de aprender a falar inglês - afirmou o governador na cidade de San José, durante a convenção anual da Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos. No Estado da Califórnia, governado por Schwarzenegger, um quarto da população é de origem hispânica.

Schwarzenegger admitiu saber que falar inglês é mais difícil para um imigrante latino do que para ele -- que é austríaco --, já que há um grande número de pessoas nos EUA que falam espanhol e facilitam a comunicação.

De fato, a comunidade hispânica é a maior entre as comunidades minoritárias presentes nos EUA, somando 42 milhões de integrantes (em meio a uma população total de mais de 300 milhões de pessoas).

Como vários imigrantes resistem a abandonar o espanhol ou não têm tempo para fazer aulas de inglês, pois cumprem longas jornadas de trabalho, há uma preocupação cada vez maior em atingir essa população utilizando o espanhol, seja nos meios de comunicação, nos prédios públicos ou até entre os políticos.

Na semana passada, o tema da língua regressou ao debate sobre a imigração no Congresso norte-americano, com alguns republicanos propondo o inglês como idioma oficial do país.