Scott declara estado de emergência pelo furacão Irma

Por Gazeta News

_cone_no_line_and_wind NOAA

Em comunicado divulgado à imprensa, o governador Rick Scott declarou estado de emergência na tarde desta segunda, 4, pela possível vinda do furacão Irma que está a caminho do Caribe com força de categoria 4 e com grande possibilidade de atingir o sul da Flórida.

Irma segue sua rota e deve atingir as ilhas de US British, U.S Virgin Islands e Puerto Rico até a quarta-feira, 6, com ventos de tempestades de força 4, e a previsão é de que siga para Cuba e Bahamas até o final desta semana como o maior furacão da temporada.

Leia também:

Mesmo com a rota ainda imprecisa, é cada vez mais provável de o furacão atingir a costa leste dos EUA, seja no sul da Flórida ou na Carolina do Norte ou Sul. Há grande chance de impactar a Península da Flórida e Florida Keys no final desta semana e durante todo o fim de semana, segundo o National Hurricane Center.

O aviso do governador abrange todos os 67 municípios do estado da Flórida, onde o governador teme pela vida dos moradores da Flórida e pede que todos estejam preparados.

"O furacão Irma é uma tempestade importante e que ameaça a vida e a Flórida deve estar preparada. Eu continuo sendo informado pela Divisão de Gerenciamento de Emergência da Flórida sobre o furacão e os modelos de previsão atuais têm a Flórida no caminho - potencialmente impactando milhões de floridianos. Hoje, devido a essas previsões e à intensidade dessa tempestade, declaro estado de emergência para cada município da Flórida para garantir que os governos estaduais, federais e locais possam trabalhar juntos e garantir que os recursos sejam enviados para as comunidades”, informa o comunicado.

Scott salienta que a Flórida “sempre se prepara para o pior e espera o melhor e mesmo que a rota exata do furacão não seja absolutamente conhecida neste momento, não podemos dar ao luxo de não estarmos preparados", disse.

Kit de Emergência – Um galão de água por pessoa por dia. (1 galão = 3.78 litros) ; – Comidas não perecíveis (ex: enlatados) para no mínimo 72 horas; – Abridor de lata manual; – Rádio ou televisão portátil à pilha; – Pilhas extras; – Lanterna, velas, fósforos; – Em caso de estar sob cuidados médicos, lembre-se de estocar medicamento extra; – Fogão pequeno à gás, fósforos e isqueiros; – Protetor solar, repelente para insetos; – Produtos de higiene; – Utensílios descartáveis (ex: pratos, talheres, copos); – Medicamentos especiais, relativos a tratamento médico específico; – Kit de primeiros socorros; – Dinheiro; – Extintor de incêncio pequeno. – Comida, água, medicamento (se necessário) e produtos de higiene para os animais de estimação suficientes; – Fraldas e fórmulas para bebês para no mínimo uma semana; – Tenha uma muda de roupa e cobertor. Saiba como se preparar
      • Coloque protetores nas janelas e portas; • Faça planos para evacuar; • Não apare árvores e vegetação no momento. Recolha grandes itens e galhos de árvores soltos em torno de sua casa ou empresa; • Diminua a temperatura da geladeira e do freezer para o mínimo possível para que em caso de falta de energia esteja tudo o mais gelado possível; • Congele água em sacos plásticos e garrafas plásticas porque ajudará a manter os alimentos gelados por mais tempo, ou até para consumo; • Encha banheiras e baldes com água para usar nos banheiros e para lavar louça. • Evite sujar louça, use descartáveis. • Tenha todos os telefones totalmente carregados e os use para comunicação essencial apenas; • Não estacione carros embaixo ou próximos a árvores ; • Retire tudo que tenha no quintal para evitar que qualquer objeto seja atirado na sua própria casa ou de seus vizinhos. Em caso de haver pisicina, objetos como cadeiras e mesas podem ser mergulhados nela; • Guarde documentos importantes, como passaportes e seguro da casa, em sacos pláticos; • Não mantenha velas acesas durante a noite.
Saiba mais sobre preparação para furacão emgazetanews.com/furacao-matthew-saiba-como-se-preparar-e-onde-se-abrigar