Segredos milenares dos negócios

Por Gazeta Admininstrator

Por Paulo Abreu*

Li, recentemente, a obra ?o homem mais rico da Babilônia?, com o propósito de aprender um pouco mais os segredos milenares dos negócios e a arte de enriquecer. Fiquei extremamente surpreso ao perceber que não existe nada novo debaixo do sol, como já dizia o sábio Rei Salomão, o mais sábio consultor empresarial que já existiu.

A obra em si é maravilhosa e muito eficiente. Recomendo. Estou, inclusive, praticando os segredos básicos de adquirir riquezas. Espero, daqui a algum tempo, poder escrever novamente nesta coluna dizendo que funcionou comigo.

Atualmente, pesquisas indicam que nada menos que 82% das pessoas não gostam do trabalho que fazem no momento. É uma pena que elas não tenham consciência de que não estão condenadas a serem infelizes no trabalho. Esses ?segredos? podem não garantir aumento de salário, mas, podem produzir mudanças importantes em nós, ao mesmo tempo em que aumentam nosso prazer de trabalhar.

1. Nunca pare de aprender

 Se não houver desenvolvendo profissional ou pessoal, qualquer trabalho acabará por se tornar insatisfatório. Ninguém pode sentir-se satisfeito estando estagnado. Bons professores têm o desejo e a capacidade de aprender continuamente. Quem pára de aprender, pára no tempo. Aprendi essa lição ainda jovem, quando terminei meu suado curso de Administração de Empresas no interior de Minas. Recém casado e com minha primeira filhinha de poucos meses participei de minha festa de formatura como quem recebe um troféu de olimpíadas. Pensei, enfim terminei, agora vou cumprir minha profissão e crescer nela. Na semana seguinte, fui ao banco fazer um depósito e minha colega de classe que se formara comigo e que trabalhava na instituição como caixa, convidou-me para fazer um curso de Direito, já que estávamos com o sangue quente da Administração. Recusei a proposta porque queria curtir minha família, descansar, deslanchar na minha profissão e não mais correr atrás de trabalhos, tarefas, entrevistas, provas, estudos noite adentro, etc. Pouco tempo depois, entrei novamente na agência e esperei para que o caixa de minha amiga ficasse livre e então me dirigi a ela para executar os depósitos bancários, quando ela com um largo sorriso enfiou a mão numa gaveta e deu-me um envelope. Era seu convite de formatura em Direito.

Havia se passado quatro anos e eu não havia aproveitado o tempo como ela. Aprendi que quem fica parado é poste. Portanto, gostaria de compartilhar com você as melhores maneiras de se aprender:

. Com a crítica

 Embora não seja fácil receber crítica, a pessoa sábia a ouve e procura discernir a verdade naquilo que foi dito. Aprender com a critica é muito ruim, pois expõe nossas fragilidades, fraquezas e limites, mas é uma boa maneira de aprender. Ouça as críticas de seus clientes, perceba o que estão falando a seu respeito, não deixe passar em branco esses comentários, afinal ninguém é perfeito. Portanto, ?ouça? seus erros e reconstrua seu negócio.

. Com o fracasso

 O sucesso não é um bom professor; ele pode ser o resultado de fatores externos. Mas, quando fracassamos é muito fácil determinar a causa. A questão não é se vamos fracassar - porque todos vamos experimentar o fracasso em algum momento ? mas, se estamos dispostos a aprender com o fracasso. Fracassar faz parte do processo de construir algo de grande valor. Basta olhar para a história e ver quantos grande homens e mulheres de negócios já fracassaram. A maioria já fracassou inúmeras vezes, principalmente em tempos difíceis. Abraham Lincoln perdeu várias eleições antes de se tornar Presidente. Lula perdeu 3 vezes. O Fracasso é uma escola sensacional, então aprenda com ela. Thomas Edison foi perguntado por um jornalista se ele não sentiu desânimo ao tentar milhares de vezes e não conseguir inventar a lâmpada elétrica; ele disse: - Depois de milhares de tentativas e fracassos eu sabia que estava chegando perto, pois destas mil vezes eu tinha certeza de que não era por ali o caminho de descobrir a lâmpada elétrica. Portanto, se seu negócio não está dando certo de uma maneira, tente de outra maneira, pois dessa você já sabe que não funciona.

. Com a crise

Não existe melhor professor do que a crise. Ela nos faz rever valores, metas, objetivos e negócios. Quando tudo parece estar funcionando às mil maravilhas, se bate uma crise, é hora de mudar, de experimentar novos produtos, novos mercados, novas metodologias, novas oportunidades. Uma crise abre fontes que poucos conseguem enxergar, e é nessa hora que as riquezas são formadas. Aliás, se você gosta de pesquisar, irá descobrir que as maiores empresas da atualidade surgiram no pós-guerra com as novas necessidades do Mercado. Pare, neste momento, e pense: ?nessa crise, o que nosso Mercado está precisando??. Daí você poderá descobrir a galinha de ovos de ouro.

2. Guarde sua integridade

 A imagem exterior impressiona as pessoas por um momento. Ela consiste no que vemos de alguém por sua aparência. Contudo, é a integridade que causa uma impressão para toda a vida. Ela revela o verdadeiro ser que existe internamente. Nada poderá superar a Ética. Ela é o diferencial, desde os tempos antigos. Gente honesta prospera, gente desonesta enriquece e logo perde tudo. Mantenha seu negócio na integridade, você irá longe. Clientes satisfeitos recomendam pessoas e empresas com boa ética. Mesmo os clientes oportunistas nunca recomendarão uma empresa desonesta.

3. Seja sempre habilidoso

 A habilidade é a capacidade de fazer algo bem feito. Diferente daquele que faz tudo somente por dinheiro, o habilidoso faz com carinho, com jeito. Ele nunca faz de qualquer jeito, somente para ?tapear? o cliente. Seu negócio depende da perenidade e da satisfação da clientela - cliente satisfeito indica, cliente insatisfeito denuncia.

*Paulo Abreu é Professor de Marketing e Consultor de empresas.