Segundo a Petrobrás, o Brasil em 2009 será auto-suficiência em gás.

Por Gazeta Admininstrator

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou nesta quarta-feira(23) que o Brasil deverá chegar à auto-suficiência em gás natural entre os anos de 2008 e 2009.

Nesta última semana, a companhia divulgou nota dizendo que tem um plano para o aumento da oferta de gás natural na região Sudeste. O objetivo da Petrobrás é ampliar a produção dos atuais 15,8 milhões para 40 milhões de metros cúbicos por dia até o final de 2008.

A estatal também informou que vai acelerar o desenvolvimento de 2 novos campos de óleo e gás no Espírito Santo e que pretende ainda aumentar a oferta do produto no campo de Marlim, na Bacia de Campos, além de ampliar a produção em torno do campo de Merluza, na Bacia de Santos.

Esses novos investimentos serão incluídos na revisão anual do Plano de Negócios da companhia, que será divulgado provavelmente no próximo mês.

'Temos hoje a possibilidade de antecipar a produção de gás do Espírito Santo em razão de descobertas recentes de gás e petróleo leve no Estado. Isso permite com que a produção nacional cresça até 2008 em mais de 24,2 milhões de metros cúbicos dia', disse Gabrielli, após participar de evento no Rio de Janeiro.

Apesar da previsão de auto-suficiência em gás natural, o presidente da Petrobras disse que o Brasil pretende manter o contrato de importação com a Bolívia, que vence em 2019.

'Não estamos considerando no nosso cenário nenhuma probabilidade de cortar os 30 milhões de metros cúbicos por dia que nós temos de contrato com a Bolívia', disse.

Gabrielli afirmou ainda que a Petrobras pretende construir um gasoduto que ligará Cabiúnas (em Macaé, RJ) à refinaria Reduc (região metropolitana do Rio) para o escoamento do gás que será produzido na bacia do Espírito Santo ao Sudeste do país. Hoje, já existe a ligação Vitória-Cabiúnas e no final do ano a Petrobras inaugura o gasoduto que vai de Campinas (interior de SP) ao Rio.