Segundo a revista New Yorker, EUA quer bombardear Irã.

Por Gazeta Admininstrator

Segundo a revista “New Yorker”, o governo norte-americano estaria arquitetando vários ataques contra instalações nucleares na cidade de Natanz, no Irã. Esse ataque seria feito através da utilização de armas nucleares. Um grupo de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) iniciou hoje uma visita no Irã.

Está previsto para essa segunda-feira a chegada do diretor-geral da AIEA, Mohammed el Baradei, em Teerã, com o objetivo de "esclarecer" o que o organismo espera das autoridades iranianas.

De acordo com a revista, que menciona um ex-responsável dos serviços secretos, o presidente George Bush e outros funcionários da Casa Branca consideram o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, como um potencial Adolf Hitler.

"Este é o nome que utilizam", disse o artigo escrito pelo jornalista Seymour Hersh e que sairá na edição de segunda-feira.

"A Casa Branca acredita que a única maneira de resolver o problema é mudar a estrutura de poder no Irã, e isso significa guerra", disse à revista um conselheiro do Pentágono que manteve o anonimato.

O ex-responsável dos serviços secretos descreve os preparativos como "enormes, febris e operativos". Um ex-responsável de Defesa afirmou que os preparativos militares estão fundamentados sobre a idéia de que "bombardeios constantes no Irã humilhariam a liderança religiosa e levariam a população a se rebelar e derrubar o governo", escreveu a "New Yorker".

Nas últimas semanas, o presidente norte-americano reuniu-se diversas vezes com senadores e membros da Câmara de representantes para discutir as opções em torno do Irã.

Washington acusa Teerã de desenvolver seu programa nuclear com fins militares, mas o Irã nega a acusação e sustenta que seus objetivos são civis.