Segundo Bird, EUA e China são os maiores poluidores do mundo.

Por Gazeta Admininstrator

O Bird (Banco Mundial) publicou em seu "Pequeno Livro Verde do Meio Ambiente", nesta terça-feira 9, que as emissões mundiais de dióxido de carbono (CO2) cresceram 15% no período situado entre 1992 e 2002. Segundo a publicação nesses 10 anos, a China e a Índia tiveram um crescente aumento de emissão, porém o maior poluente continua sendo os Estados Unidos.

A pesquisa, divulgada na 14ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em Nova York, também mostra que as emissões de CO2 alcançaram 24 bilhões de toneladas em 2002, último ano com estatísticas completas, o que representa uma alta de 15% em relação ao nível de 1992.

"As economias em desenvolvimento rápido, como China e Índia, apresentam um aumento rápido das emissões de CO2. China, que já é o segundo poluidor, aumentou suas emissões em 33% entre 1992 e 2002, enquanto as da Índia subiram 57% no mesmo período", completou o Bird.

"Esta tendência deve continuar em concordância com o crescimento econômico", disse a instituição multilateral.

"Tal aumento aconteceu apesar de um uso mais eficaz da energia na China na última década. Em 1992, o equivalente a um dólar de Produto Interno Bruto provocava 4,8 quilos de emissões de CO2, enquanto em 2002 cada dólar de PIB correspondeu a 2,5 quilos de CO2", acrescentou o Bird.

Os principais poluidores continuam sendo os países mais ricos, com os Estados Unidos contribuindo com 24% do total e os da zona do euro, com 10%. O relatório mostra que países ricos consomem mais da metade da energia produzida no mundo.