Segundo jornal local, milhares de norte-americanos têm suas ligações vigiadas.

Por Gazeta Admininstrator

De acordo com matéria publicada nesta quinta-feira (11) no jornal norte-americano "USA Today", a Agência Nacional de Segurança (NSA) registra secretamente ligações telefônicas de milhões de norte-americanos.

Essa coleta é feita através da utilização de dados de clientes das companhias telefônicas AT&T, Verizon e BellSouth.

O rastreamento secreto, não-autorizado pelos clientes, já havia sido informado pela mídia no último mês de. Na época, o presidente George W. Bush disse ter permitido diretamente a interceptação,sem mandado judicial, de telefonemas e e-mails internacionais com origem ou destino nos EUA. Ontem, Bush voltou a refazer essa autorização em publico. Disse também que a ação está "dentro da lei" e a privacidade dos cidadãos está assegurada. Apesar disso, a notícia causou alarme e desconforto em todo o país.

Segundo o artigo, a NSA coleta as informações de empresas e residências em todo o território norte-americano, muitos deles de pessoas comuns que não são suspeitos de nenhum crime.

A novidade da reportagem do "USA Today" é que o programa tem extensão maior que a imaginada anteriormente, e que o governo tem registro de todas as ligações domésticas [para familiares, amigos ou outros fins] realizadas pelos clientes das três companhias.

"As atividades da inteligência que autorizei são legais e foram aprovadas por vários membros do Congresso, tanto republicanos como democratas", acrescentou Bush, dizendo que o objetivo dos esforços é "chegar até a Al Qaeda e a seus afiliados". Ele nega que o programa inclua ligações domésticas.

Gravações

De acordo com o jornal norte-americano, o programa não envolve gravações ou escutas de telefonemas, mas o governo estaria utilizando as informações para atuar no combate a atividades terroristas.

A Verizon, a BellSouth e a AT&T, as três maiores empresas de telecomunicações dos Estados Unidos, são utilizadas por mais de 200 milhões de clientes no país.

Segundo o Us, as três empresas trabalham sob contrato com a NSA, que lançou o programa em 2001, pouco depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro.

O objetivo do esforço seria identificar e localizar supostos terroristas, segundo o jornal.

Congressistas

Legisladores republicanos de democratas do Congresso exigiram nesta quinta-feira uma "explicação" da administração de Bush quanto a base de dados.

O líder democrata do Comitê Judiciário do Senado, Patrick Leahy, se disse "chocado" com a revelação. "Não é o governo de um só partido. É o governo americano. Aqueles a quem os americanos confiaram um poder enorme têm a obrigação de explicar à população o que fazem".

O líder republicano do comitê, Arlen Specter, disse que telefonaria para as três companhias telefônicas para "descobrir o que está acontecendo".

Nesta quinta-feira, as três empresas afirmaram que "respeitam a privacidade dos consumidores", mas que têm a obrigação de "auxiliar o governo a garantir a segurança do país".