Segundo pesquisa, a discriminação contra latinos nos EUA vem aumentando.

Por Gazeta Admininstrator

Washington – Segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira (13), o debate sobre a reforma de imigração não somente vem polarizando politicamente o país como também redundando em maiores mostra de discriminação contra os latinos.

“Os latinos se sentem mais descriminados, mesmo estando politicamente mais dinâmicos e unidos”, disse Roberto Suro, diretor de Pew Hispanic Center que realizou a pesquisa.

Segundo o levantamento feito, 54% dos latinos entrevistados disseram que estavam passando por uma maior incidência de discriminação com o resultado do atual debate, do próprio ativismo e das marchas massivas realizadas em diversas cidades entre os meses de abril e maio.

Essa situação parece estar convencendo aos latinos votantes a uma maior participação nas eleições de novembro: cerca de 75% dos entrevistados disseram que participarão dos comícios eleitorais.

Nestas eleições se renovarão parte dos assentos do Senado e todos da Câmara de Representantes, local onde surgiram as propostas mais duras para frear a imigração e normalizar a situação dos cercas de 11 milhões de ilegais que estão no país.

Apesar de uma reação adversa, 63% dos imigrantes acreditam que as marchas realizadas este ano em favor de uma reforma são o início de um novo e duradouro movimento social.

58% dos entrevistados também acreditam que atualmente os latinos estão mais unidos do que no passado em busca de objetivos comuns.

A pesquisa nacional foi realizada por telefone com 2 mil latinos adultos do dia 5 de junho a 3 de julho. A consulta tem uma margem de erro de 3,8%.