Seleção Brasileira cai para 6º lugar nas eliminatórias da Copa

Por Gazeta News

Assunção- Paraguai- 29/03/2016- Com um cântico famoso pelos estádios da América do Sul, os paraguaios presentes no Defensores del Chaco, em Assunção, na noite desta terça-feira (29), revelaram o que seria preciso para os jogadores envolvidos em Paraguai e Brasil: raça. A Seleção Brasileira mostrou que tinha de sobra e conseguiu empatar o jogo, já nos acréscimos, depois de estar perdendo por 2 a 0. Lezcano e Benítez marcaram para os donos da casa, e Ricardo Oliveira e Daniel Alves balançaram a rede pelo Brasil. Com nove pontos, a Seleção Brasileira está na sexta colocação da tabela de classificação das Eliminatórias da Copa do Mundo. A próxima partida oficial será diante do Equador, no dia 4 de junho, pela Copa América. Pelas Eliminatórias, o próximo confronto será somente no dia 2 de setembro, contra o mesmo adversário. Mesmo jogando fora de casa, o Brasil ignorou a pressão da torcida adversária, partiu para cima do Paraguai e quase abriu o placar aos quatro minutos. Douglas Costa inverteu para Willian, que dominou, tirou do marcador e bateu por cima do gol de Villar. Os donos da casa responderam 13 minutos depois, com a cabeçada de Ortíz, que parou nas mãos de Alisson, e no lance seguinte, com Aguilar, em arremate na pequena área, que também esbarrou em grande defesa do goleiro brasileiro. Aos 26 minutos, o Brasil foi ao ataque com Willian e o meia serviu Renato Augusto, que arriscou de longe e assustou o arqueiro oponente. No minuto posterior, Willian apareceu novamente e rolou para Ricardo Oliveira. O atacante encheu o pé e mandou uma bomba no travessão. Já no fim da etapa inicial, aos 40, Edgar Benítez mandou a bola para a área e achou Lezcano. O atacante bateu de primeira e contou com o quique da bola para encobrir Alisson e abrir o placar para o Paraguai. O Brasil voltou melhor no segundo tempo. Logo aos dois minutos, Ricardo Oliveira recebeu de Daniel Alves e finalizou por cima do gol. No minuto seguinte, Benítez

Fora da zona de classificação e até mesmo da repescagem ao fim do primeiro terço da competição, o Brasil atingiu na última terça-feira (29), após o empate por 2 a 2 contra o Paraguai, a sua pior campanha no atual formato do torneio. Foram nove pontos ganhos em seis jogos, 50% de aproveitamento e a modesta sexta colocação na tabela das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018. E a pressão seguirá sobre Dunga e seus comandados pelo menos até o início de setembro, data dos próximos compromissos da caminhada rumo à Rússia: Equador, fora, e Colômbia, em casa.

O formato atual, todos contra todos em dois turnos, passou a ser disputado a  partir da classificatória para o Mundial de 1998. Desde então, a pior posição do Brasil após a sexta rodada havia sido na corrida para a Copa de 2010, também sob o comando de Dunga.

A Seleção teve dificuldade para superar a marcação paraguaia e acabou empatando no final da partida, com gol de Daniel Alves.

“Pelo resultado, em uma situação adversa dentro do jogo, saímos um pouco mais confiantes. Mas se você olhar a situação na tabela, fica preocupado. Vai ser difícil até o final. Temos que estar com a cabeça tranquila, focada na Seleção. A melhor forma é voltar aos clubes e se preparar para que na próxima vez a condição seja melhor. Sofremos muito nas bolas aéreas e isso não pode acontecer. Temos que receber as críticas e assimilar”, disse o zagueiro Miranda na saída do Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no dia 29.

O empate no último minuto diante do Paraguai impediu uma situação ainda pior. Não fosse o gol de Daniel Alves e o Brasil terminaria a rodada na sétima posição.

“É complicado. Não queremos estar nesse lugar, o Brasil não merece estar nesse lugar. Mas está tudo muito nivelado, embolado. Quem estava atrás venceu. Esse um pontinho foi importante e nos colocou mais próximos deles. Não é o que a gente queria. Pelas circunstâncias foi positivo”, resumiu o goleiro Alisson, que fez pelo menos duas grandes defesas na partida.

O próximo compromisso da Seleção deve acontecer no fim de abril. Fonte: Globo Esporte.