Seleção Brasileira faz uma estréia abaixo das expectativas.

Por Gazeta Admininstrator

Não foi uma estréia como todos nós esperávamos, mas a seleção brasileira conseguiu sua primeira vitória na Copa do Mundo-2006. Com a fraca atuação de Ronaldo e pouca mobilidade de Adriano, o "quadrado mágico" do Brasil se restringiu ao jogador Kaká e Ronaldinho. O craque do Barcelona fez algumas boas jogadas, mas foi o jogador do Milan quem decidiu o jogo com lindo gol no final do primeiro tempo.

Os dois times iniciaram taticamente da mesma forma como jogaram nas partidas eliminatórias. O Brasil foi a campo com o 4-4-2, e os croatas, no 3-5-2. O que chamou a atenção foi a disposição do time brasileiro em marcar a saída de bola do adversário, o que forçou a 2 erros da defesa da Croácia. Apesar de um começo com marcação forte isto apenas os 5 primeiros minutos da partida. Depois, a Croácia conseguiu equilibrar o jogo. Sem a marcação na saída de bola, os croatas tinham espaço para tocarem a bola. Com a posse de bola, a única opção da Croácia era pela esquerda, com o atacante Prso (número 9) e o ala Bibic (8) tentando armar jogadas em cima de Cafu.

O Brasil, no primeiro tempo, teve muitas dificuldades para escapar da marcação da Croácia, muito bem feita por sinal. O sistema defensivo da Croácia estava armado com os três zagueiros e quatro jogadores de meio, protegendo os zagueiros da seguinte maneira: Niko Kovac (10) ajudando na marcação do lado esquerdo, ao lado do ala Bibic (8), e Tudor (5) fazendo a mesma função com Srna (2), pelo lado direito.

Os nossos atacantes Adriano e Ronaldo mais pareciam zagueiros da Croácia. Os meias Kaká e Ronaldinho também não se movimentavam e ficavam fixos -- Kaká pelo lado direito e Ronaldinho pelo esquerdo. Cafu, com os croatas forçando o jogo nas suas costas, não podia avançar. Sobrava a opção de Roberto Carlos, que tentava algumas finalizações de longa distância.

A partir dos 20 minutos, os croatas conseguiram impor um ritmo lento na partida. Por isso, o jogo ficou monótono. Mas, mesmo com o domínio, os croatas só conseguiram dar um chute (horrível por sinal) ao gol de Dida.

Com este cenário, a chance de gol do Brasil estava ou numa jogada de bola parada --Ronaldinho teve a chance, mas a bola bateu na barreira-- ou numa jogada individual. O gol saiu assim, Kaká pegou a bola na intermediária e com um belo chute marcou o único gol do jogo.

O segundo tempo começou com os croatas adiantando suas peças. A Croácia começou marcando a saída de bola do Brasil. A tática deu certo e, com jogadas que começavam sempre pelo lado esquerdo, os croatas criaram três situações de gols em dez minutos --três boas defesas de Dida.

Com mais espaço, esperava-se que o Brasil conseguisse usar o contra-ataque. Mas, com Adriano e Ronaldo presos no meio dos zagueiros, o time não conseguia jogar com velocidade. Para dar mais velocidade no time, Parreira sacou Ronaldo e colocou Robinho. O time ficou mais leve, e Robinho tentou algumas jogadas individuais, mas nada que aumentasse a força do ataque brasileiro.

Para sorte brasileira, o time croata cansou nos últimos minutos e pouco ameaçou o gol de Dida no final --apenas alguns sustos em bolas paradas.

Foi só o primeiro sufoco. Até domingo, contra a Austrália.

Avaliação do time

Dida - Assistiu o jogo no primeiro tempo. Fez três grandes defesas no segundo tempo. Nota 7
Cafu - Não pôde apoiar tanto, pois os ataques da Croácia eram todos pela esquerda. Teve problemas na marcação de Prso. Nota 5
Lúcio - Muito bem no jogo aéreo, teve problemas para fazer a cobertura de Cafu. Nota 5,5
Juan - Tranqüilo, foi bem na cobertura de Lúcio. Nota 6
Roberto Carlos - Começou bem, arriscando chutes ao gol. No segundo tempo ficou na marcação e apoiou pouco. Nota 6,5
Emerson - Não passou da linha de meio-de-campo, atuou como um terceiro zagueiro. Fez muitas faltas quando saiu na cobertura dos laterais. Nota 5,5
Zé Roberto - Errou poucos passe e esteve muito bem, pegando vários rebotes. Poderia ter avançado mais. Nota 6,5
Kaká - Decidiu a partida. Foi o jogador brasileiro que mais se deslocou para receber a bola e finalizou várias vezes ao gol. Nota 7
Ronaldinho - Algumas jogadas de efeito e deu uma cabeçada perigosa. Atuação apenas regular, para o melhor do mundo. Nota 5,5
Ronaldo - Deu apenas um chute ao gol. Mal fisicamente pouco se movimentou. Péssima atuação. Nota 3
Adriano - Não se achou em campo. Foi presa fácil para a defesa da Croácia. Pelo menos, lutou mais que Ronaldo. Nota 4.
Robinho - Entrou no lugar de Ronaldo, deu mais movimentação ao time. Nota 5
Carlos Alberto Parreira - Demorou para mudar o time. Nota 5